MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
qua. 08 out. 2025
Julgamento

PM é absolvido pela Justiça após quatro anos de processo em Marília

Sentença reconhece ação legítima de sargento da PM em meio a ataque.
por Alcyr Netto
Funileiro foi abatido por policial após esfaquear dono da oficina (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Quase quatro anos depois de um episódio que ganhou repercussão em Marília, o sargento da Polícia Militar Cláudio Monteiro de Morais foi absolvido da acusação de homicídio qualificado. A Justiça entendeu que ele agiu em legítima defesa de terceiro, ao tentar salvar um homem que estava sendo esfaqueado, em junho de 2021.

A decisão foi proferida pelo juiz Paulo Gustavo Ferrari, da 2ª Vara Criminal, e encerra um processo que se arrastou por anos. Conforme a sentença, Morais foi denunciado pelo Ministério Público por ter disparado três vezes contra Daniel Luís da Silva de Carvalho durante uma briga em uma oficina mecânica na avenida Sampaio Vidal.

O caso começou quando Daniel atacou um funileiro com uma faca, ferindo a vítima na coxa e no rosto. O policial, que estava de folga, interveio para evitar que a agressão resultasse em morte. Imagens de câmeras de segurança registraram o início da confusão.

Câmera de segurança registrou início da confusão (Imagem: Reprodução/Divulgação)

As investigações, conduzidas pela Polícia Civil e pela Polícia Militar, concluíram que o sargento comunicou imediatamente o ocorrido às autoridades e colaborou com todas as etapas da apuração. Laudos técnicos e o Inquérito Policial Militar já apontavam que ele seguiu os protocolos da corporação e agiu dentro dos limites legais da legítima defesa.

Durante o processo, o Ministério Público chegou a apresentar denúncia, mas posteriormente mudou de posição e passou a defender a absolvição sumária, reconhecendo que a conduta do réu estava amparada por excludente de ilicitude.

A defesa, representada pelo advogado José Cláudio Bravos, afirmou desde o início que o policial agiu para proteger uma vida e foi vítima de acusações infundadas, ataques virtuais e perseguição por parte do Estado.

“O Ministério Público e a Polícia Civil agiram com abuso de autoridade neste caso. O Estado pode ser responsabilizado pelo prejuízo material e pelo dano moral incalculável (agora) que a atuação imperita, desassombrada (e errática) do agente ministerial que submeteu o averiguado a um longo, extenuante, sofrido e indescritível constrangimento e dissabor”, disse Bravos.

Em sua decisão, o juiz Paulo Ferrari acolheu a tese da defesa e absolveu o policial por legítima defesa. “Ficou comprovado que o réu atuou para cessar uma agressão injusta e iminente, utilizando os meios necessários para preservar a vida de outrem”, destacou o magistrado.

A defesa também afirmou que a família do sargento sofreu linchamento virtual nas redes sociais após a denúncia. Com a decisão judicial, Morais está definitivamente inocentado de qualquer responsabilidade criminal relacionada ao episódio.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Filho é preso em flagrante após ameaçar matar a própria mãe na zona sul de Marília
  • 2
    Homem arrasta mulher pelos cabelos com bebê no colo em Lupércio
  • 3
    Obituário | Falecimentos registrados neste sábado em Marília e região
  • 4
    MN TV: Quantidade de imóveis fechados no centro chama atenção

Escolhas do editor

SEGURANÇA PÚBLICA
Um celular é perdido ou levado a cada 15 horas em MaríliaUm celular é perdido ou levado a cada 15 horas em Marília
Um celular é perdido ou levado a cada 15 horas em Marília
COLETIVO
Após breve recuperação, transporte volta a perder passageiros em MaríliaApós breve recuperação, transporte volta a perder passageiros em Marília
Após breve recuperação, transporte volta a perder passageiros em Marília
COMÉRCIO DE RUA
MN TV: Quantidade de imóveis fechados no centro chama atençãoMN TV: Quantidade de imóveis fechados no centro chama atenção
MN TV: Quantidade de imóveis fechados no centro chama atenção
ZOONOSES
Marília realiza vacinação antirrábica na zona leste após registro de raiva em morcegoMarília realiza vacinação antirrábica na zona leste após registro de raiva em morcego
Marília realiza vacinação antirrábica na zona leste após registro de raiva em morcego

Últimas notícias

Desmatamento na Amazônia cai 36,87% no último ano
Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista
Milei recua em liberar venda de áreas afetadas por incêndios
Obituário | Falecimentos registrados neste sábado em Marília e região

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie