Desde 2014, mais de 52000 artigos.
,/2020

Polícia flagra seis aves em cativeiro na zona Norte

Polícia
10 de outubro de 2020

Pássaros foram apreendidos (Foto: Divulgação)

O dono de um residência foi multado por manter aves em cativeiro nesta sexta-feira (9) no bairro Jânio Quadros, zona Norte de Marília.

Segundo a Polícia Ambiental, durante “Operação São Francisco”, o flagrante aconteceu em fiscalização a criador amador de pássaros.

O morador informou que não está mais movimentando sua relação de aves há alguns anos. Os policiais constataram que na residência realmente não havia mais nenhum pássaro constante da sua listagem.

Foi dado o prazo de 15 dias para regularização, porém constatado seis pássaros silvestres nativos, sem autorização do órgão competente, sendo dois Coleirinhos Papa Capim; dois Bigodinhos; um Tico Tico Rei e um Azulão.

Todos estavam acondicionados em gaiolas individuais, com alimentação e água à disposição, sendo que os cinco primeiros estavam sem anilhas de identificação e apresentavam estado bravio, apenas o Azulão estava com anilha, mas não consta na relação do criador.

Os pássaros não apresentavam sinais de maus tratos e o ambiente em que se encontravam era adequado.

Foi elaborada uma multa no valor de R$ 3 mil. Os pássaros e as gaiolas foram apreendidos. Os cinco pássaros sem anilhas, por apresentarem aparentemente boas condições de saúde e estado bravio, foram reintroduzidos em seu habitat natural, e as gaiolas apreendidas foram destruídas.

Já o Azulão, que estava anilhado, permaneceu depositado temporariamente no Bosque Municipal de Marília para posterior destinação.

Multa de R$ 3 mil foi aplicada (Foto: Divulgação)