

11 anos. Mais de 97 mil artigos.
Um vídeo divulgado por um morador de Tupã nas redes sociais intrigou internautas e deixou em alerta quem mora no Conjunto Habitacional Antônio Pereira Gaspar. A gravação mostra o que aparenta ser uma onça-parda (suçuarana) circulando no quintal de uma casa localizada na rua Aparício Cunha, durante a madrugada.
Segundo o internauta, o animal teria sido visto na casa de sua sobrinha. Em mensagem divulgada junto ao vídeo, ele relata que o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas que, por se tratar de uma ocorrência sem risco imediato (por não haver contato visual no momento da ligação), a orientação foi apenas para que os moradores mantivessem atenção.
“Ligamos para o bombeiro, ele falou que tem que estar no local na hora que ela aparecer. Mas mandou a gente compartilhar para as pessoas se cuidarem. Então, compartilhem, porque é muito perigoso. Meu Deus. Ela pode voltar porque está atrás de presa. Que Deus nos guarde”, diz a mensagem.
O vídeo rapidamente repercutiu nas redes sociais e acendeu alerta, principalmente, para quem tem animais de estimação.
ORIENTAÇÕES
A Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros alertam que, em casos como esse, a melhor conduta é não tentar se aproximar do animal e evitar deixá-lo acuado. Alimentos e restos de comida deixados em áreas externas podem atrair presas naturais, como capivaras, tatus e pequenos animais, que por sua vez atraem predadores como a onça-parda.
Apesar do porte e aspecto ameaçador, esse tipo de animal costuma evitar contato com humanos. Em caso semelhante, os moradores podem entrar imediatamente em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou com a Polícia Ambiental pelo 190.