Novo aterro para entulhos começa a operar neste sábado em Marília

A Prefeitura de Marília inaugura neste próximo sábado (11), às 13h, o primeiro aterro do município licenciado para receber resíduos da construção civil (RCC). O equipamento está localizado na rodovia Rachid Rayes (SP-333), no km 339, ao lado da usina da Maripav, no sentido Assis. Segundo a administração municipal, a nova área atenderá uma demanda histórica do setor de locação de caçambas e passará a concentrar o descarte regular de entulhos da construção civil.
De acordo com a Prefeitura, a implantação do aterro foi motivada por uma solicitação da Associação Mariliense das Empresas de Locação de Caçambas (Amelca). Conforme a administração, o projeto foi desenvolvido pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e Serviços Públicos e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Segundo a Prefeitura, a área recebeu licença provisória de operação e passou por vistoria final da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para emissão da licença definitiva. O município informou ainda que, em razão da presença de sítios arqueológicos na região, o processo de implantação exigiu estudos técnicos e autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O prefeito Vinicius Camarinha destacou os impactos da iniciativa para a cidade. “Resolver esse problema é, antes de tudo, garantir mais qualidade de vida para as famílias de Marília. Uma cidade que cuida do seu entulho de forma organizada evita descartes irregulares nos bairros, diminui a proliferação de insetos e melhora o aspecto urbano. É um passo importante para a saúde pública e para o bem-estar de todos”, afirmou.
A Prefeitura informou que o município também contará com um equipamento avaliado em R$ 1,5 milhão para triturar concreto e pedras, transformando os resíduos em brita reciclada. Segundo a administração, o material será utilizado na manutenção de cerca de 550 quilômetros de estradas rurais.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, afirmou que o novo aterro representa um avanço na gestão ambiental do município.
“Trata-se de um avanço histórico na área ambiental para Marília. Nunca houve no município uma área devidamente licenciada pela Cetesb para receber os resíduos da construção civil. Estamos dando um passo definitivo para que a cidade cresça com responsabilidade ecológica, servindo inclusive de modelo para outros municípios da região que enfrentam o mesmo desafio”, declarou.
Ainda conforme a Prefeitura, com o início das operações, será desativada a antiga área utilizada para descarte de resíduos nas proximidades do distrito de Avencas. Todo o material passará a ser destinado ao novo aterro, que contará com estrutura adequada e fiscalização.