Desde 2014, mais de 40000 artigos.
,/2019

Mutirão de Catarata completa 900 cirurgias na Santa Casa

Cidade
05 de novembro de 2014
DSC09818

Pacientes na Santa Casa

Terminou nesta terça-feira (04), com as consultas de retorno, a segunda etapa do Mutirão de Catarata na Santa Casa de Marília. Desde setembro, quando a força-tarefa começou, foram realizadas 900 cirurgias no hospital.

O mutirão beneficia pacientes como Nilda da Costa Torres, de 74 anos, moradora no bairro César Almeida (zona norte). Desde o diagnóstico da doença, a aposentada não conseguia mais fazer o que mais gostava: ler para aprofundar seus conhecimentos e trabalhar voluntariamente na comunidade com ensino religioso. “Ficava tudo embaçado e ardia muito. No começo eu forçava, mas tive que parar porque sentia muito desconforto. Eu preciso ler a bíblia e os livros da igreja”, relata a idosa.

Em setembro, Nilda foi submetida a cirurgia no olho direito. Agora, na segunda etapa do mutirão, voltou ao hospital para a operação no esquerdo. “Cumpri certinho as orientações do médico e das enfermeiras. Graças a Deus a recuperação está excelente e com essa nova cirurgia a vista vai ficar boa”, confia a aposentada.

Na primeira etapa foram realizadas 580 procedimentos cirúrgicos. O trabalho teve continuidade no último dia 01 (sábado) e transcorreu até esta segunda, com mais 320 cirurgias. A maioria dos atendidos (250) voltou ao hospital para se ver livre da Catarata no segundo olho.