MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 05 set. 2020

Ministério acumula dívida e pode causar rombo na Saúde em Marília

por Carlos Rodrigues

Secretário da Saúde disse que o Ministério Público e a DRS já foram oficiadas sobre a demora para a habilitação (Foto: Marília Notícia/Arquivo)

Pelo menos um terço dos 44 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que já estão ativos e sendo usados no enfrentamento à Covid-19, nos dois hospitais contratados pela Prefeitura de Marília, ainda não está habilitado pelo Ministério da Saúde.

A expectativa é pelo pagamento retroativo ou o risco de um déficit milionário nas contas dos hospitais.

A revelação foi feita – com preocupação – pelo secretário municipal da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto, durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (4).

Segundo o gestor, os leitos não habilitados foram os últimos que passaram pelo processo de credenciamento junto à Direção Regional de Saúde (DRS), no final de julho.

Na época, ao Hospital Beneficente da Unimar (HBU), que tinha dez leitos à disposição, ampliou para 20. A instituição havia recebido dez respiradores da Secretaria de Estado da Saúde, no início do mesmo mês.

Já a Santa Casa de Marília disponibilizou mais sete leitos de UTI ao SUS, após reorganização interna nas instalações físicas e o recebimento de respiradores, também pelo governo do Estado.

“Oficiamos o Ministério Público e a DRS, porque até hoje esse aumento de leitos ainda não foi habilitado pelo Ministério da Saúde, apesar de estarem sendo usados, estarem funcionando e atendendo”, disse Cássio.

Expectativa

Após a coletiva de imprensa, o secretário atendeu a reportagem do Marília Notícia e explicou que a portaria de habilitação pode sair com data retroativa, o que traria alívio ao município e às instituições.

“O Ministério está liberando as portarias aos poucos e estamos aguardando a nossa”, afirmou. O secretário não detalhou qual valor estaria pendente, pelas diárias de UTI dos leitos ampliados em julho.

Segundo ele, a Prefeitura já teria se comprometido a pagar a diferença entre o custo diário de uma UTI convencional e o custo da UTI Covid (mais cara), mas a conta referente ao leito intensivo (diária pela tabela SUS) necessita de financiamento federal.

No limite 

A estrutura física para instalação de leitos de UTIs, com sistemas de gazes medicinais e inúmeros requisitos técnicos, são complexas, o que não permite – em curto espaço de tempo e sem pesados investimentos – transformar leitos comuns em unidades intensivas.

Outra dificuldade, segundo o secretário, são os recursos humanos. As UTIs Covid exigem médicos, equipe de enfermagem e fisioterapeutas específicos, devido ao risco de contaminação em outras áreas dos hospitais.

Tanto a Santa Casa quanto o HBU, segundo o secretário, já foram consultados sobre a possibilidade de ampliação de leitos. “As instituições não têm condições de oferecer mais leitos de UTI Covid”, disse o gestor.

Atualmente, os dois hospitais têm operado próximo do limite e até com 100% de ocupação da reserva para sintomáticos respiratórios graves. Na média do município – que considera também o Hospital das Clínicas – a ocupação tem oscilado entre 70% e 80%.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Jovem de Júlio Mesquita perde mais de R$ 4 mil no golpe do falso anúncio de carro
  • 2
    Mulher é presa por maus-tratos após cachorro ser encontrado ferido e debilitado em Garça
  • 3
    Mulher é ameaçada com faca e tem celular roubado em passarela da zona oeste
  • 4
    Homem perde acesso à conta do banco ao tentar se cadastrar para vaga de trabalho

Escolhas do editor

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
Marília tem média de 1,16 novo caso de sífilis por dia em 2026Marília tem média de 1,16 novo caso de sífilis por dia em 2026
Marília tem média de 1,16 novo caso de sífilis por dia em 2026
VIABILIDADE
Marília avalia instalação de usina solar para reduzir gasto públicoMarília avalia instalação de usina solar para reduzir gasto público
Marília avalia instalação de usina solar para reduzir gasto público
FUTEBOL
MN TV: Com campo interditado, MAC ainda não sabe onde vai mandar jogosMN TV: Com campo interditado, MAC ainda não sabe onde vai mandar jogos
MN TV: Com campo interditado, MAC ainda não sabe onde vai mandar jogos
JUDICIÁRIO
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de MaríliaTribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília

Últimas notícias

Justiça condena dono de construtora por injúria e ameaça após chamar arquiteto de macaco
Rogerinho lança pré-candidatura a deputado estadual com apoio de lideranças
Polícia Civil cumpre mandados em operação por crimes contra a administração pública
Roberto Baggio é o novo reforço do MAC para disputa da Copa Paulista

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie