MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 05 abr. 2019

Meteoros: Dados da Unimar integram pesquisa nacional

por Marília Notícia

Adriano Nakamura, coordenador do curso ADS; Ivan Gláucio Paulino, Pesquisador NASA e Presidente GRAMA; Renato Cássio Poltronieri, Operador BRAMON (Foto: Divulgação)

Os acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Universidade de Marília (Unimar) serão os responsáveis pela supervisão da Estação de Monitoramento de Meteoros, instalada no campus em parceria com a Brazilian Meteor Observatoin Network (BRAMON) e Grupo Regional de Astronomia de Marília (GRAMA).

O posto de observação foi instalado há 15 dias e registrou meteoros entre as estações Unimar e a RCP2, localizada na cidade de Nhandeara, no interior de São Paulo. O monitoramento tem a finalidade de criar uma rede e fornecer os dados científicos captados à comunidade astronômica.  A Estação faz parte das 137 instaladas em 20 estados brasileiros.

Segundo o pesquisador da NASA e presidente do Grama, Ivan Glaucio Paulino, é uma grande satisfação contribuir com os estudos acadêmicos na cidade de Marília e ter como parceiro a Unimar.

“É um projeto de relevância internacional e trazer para a cidade e para a Universidade é motivo gratificante, porque iremos incentivar aos acadêmicos e marilienses ao estudo da astronomia”, comemora Ivan.

Renato Cásio Poltronieri e o acadêmico Osmar Barquilha (Foto: Divulgação)

Ainda segundo Ivan, a estação vai proporcionar novas descobertas. “Por meio da análise de dados, poderemos entender a dinâmica dos meteoros nesta região e, eventualmente, até ser capaz de encontrar o local da queda. Com isso, triangularemos o ponto do meteorito no espaço”, afirma o pesquisados da Nasa.

O operador da Brasmon, Renato Cássio Poltronieri, ressalta que esta estação também irá contribuir com o descobrimento de chuvas de meteoros desconhecidas.

“A estação é composta por uma câmera e software que captam as movimentações do céu. O equipamento possui alcance de 300 quilômetros e vai monitorar principalmente os meteoros que não conhecemos, chamados de esporádicos. O objetivo é a identificação e o estudo”, explica Renato.

De acordo com o Coordenador do Curso de ADS, Adriano Nakamura, a oportunidade de estágio para a Estação de Monitoramento foi concorrida. “O assunto desperta interesse, principalmente para quem estuda tecnologia. Nós, a princípio, disponibilizamos uma vaga e muitos alunos se candidataram. Optamos por um acadêmico que está chegando a Universidade, para acompanhar o desenvolvimento de projeto mais profundamente”, conta Adriano.

Ivan e Renato com a Estação de Monitoramento ao fundo (Foto: Divulgação)

O acadêmico escolhido foi Osmar Barquilha Amiranda Filho. Para ele, atuar nesta estação contribuirá com o desenvolvimento profissional.  “É uma atuação muito importante e fazer parte do projeto, ainda mais quando se estuda tecnologia, é um grande sonho. Poder conhecer este software e ter a vivência de sua operação é uma forma de conquistar ainda mais o mercado de trabalho”, comemora Osmar.

Adriano Nakamura ressalta ainda, que esta Estação de Monitoramento de Meteoros servirá também para estimular os acadêmicos à pesquisa. “Através desta coleta de dados enviaremos ao centro de pesquisa e cruzaremos, junto a Brasmon, estas informações e futuramente podemos transformar em projetos, instigando a “veia” de pesquisadores de nossos acadêmicos”, conclui Adriano.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Filho é preso em flagrante após ameaçar matar a própria mãe na zona sul de Marília
  • 2
    Homem arrasta mulher pelos cabelos com bebê no colo em Lupércio
  • 3
    Obituário | Falecimentos registrados neste sábado em Marília e região
  • 4
    MN TV: Quantidade de imóveis fechados no centro chama atenção

Escolhas do editor

AGOSTO LILÁS
E se pedir ajuda fosse o primeiro passo para romper a violência em Marília?E se pedir ajuda fosse o primeiro passo para romper a violência em Marília?
E se pedir ajuda fosse o primeiro passo para romper a violência em Marília?
INFORMAÇÃO E CIDADANIA
O saneamento também enfrenta um inimigo invisível: a desinformaçãoO saneamento também enfrenta um inimigo invisível: a desinformação
O saneamento também enfrenta um inimigo invisível: a desinformação
LEGISLATIVO
Câmara de Marília vota incentivo para regularizar imóveis e gratificação a servidoresCâmara de Marília vota incentivo para regularizar imóveis e gratificação a servidores
Câmara de Marília vota incentivo para regularizar imóveis e gratificação a servidores
SEGURANÇA PÚBLICA
Um celular é perdido ou levado a cada 15 horas em MaríliaUm celular é perdido ou levado a cada 15 horas em Marília
Um celular é perdido ou levado a cada 15 horas em Marília

Últimas notícias

Ihoshi aposta na experiência e nos serviços prestados à região para voltar à Câmara
E se pedir ajuda fosse o primeiro passo para romper a violência em Marília?
O saneamento também enfrenta um inimigo invisível: a desinformação
Câmara de Marília vota incentivo para regularizar imóveis e gratificação a servidores

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie