MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 23 maio. 2016

Matra critica Projeto de Lei sobre estradas rurais

por Marília Notícia
Info_redução-da-estrada-rural-e1464016890407-700x300

Matra/Divulgação

Tramita na Câmara de Marília o Projeto de Lei nº 16/2016, proposto pelo vereador Expedito Capacete (DEM), que tem por objetivo a diminuição da largura das estradas rurais.

A propositura foi aprovada como objeto de deliberação no dia 09 de maio. Agora a matéria passará pelas Comissões e retornará à pauta para ser apreciada em primeira e segunda discussão. Se aprovada pelo plenário, a lei será sancionada.

O Projeto modifica a redação do artigo 11 da Lei Municipal nº 6834/2008, ficando da seguinte forma: “As estradas rurais terão como faixa de domínio a ser respeitada a largura de 12m (doze metros), tendo como leito carroçável a faixa de 6m (seis metros), devendo ser respeitada do centro da estrada até a divisa de cada propriedade a medida de 12m (doze metros)”.

Porém, na redação original do artigo 11 consta que: “As estradas rurais terão como faixa de domínio a ser respeitada a largura de 30m (trinta metros), tendo como leito carroçável a faixa de 7,5m (sete metros e meio), devendo ser respeitada do centro da estrada até a divisa de cada propriedade a medida de 15m (quinze metros)”.

A Lei Municipal nº 6834, aprovada em 2008, instituiu o “Programa Municipal de Adequação, Readequação e Conservação de Estradas Rurais” e autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Estado de São Paulo para a execução do “Programa Melhor Caminho”.

O programa de interesse social tem por objetivo a readequação das plataformas das estradas rurais de terra para melhorar as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas com a execução de revestimento primário e a implantação de sistema de drenagem superficial eficiente.

O projeto ainda proporciona condições adequadas de tráfego e acesso às propriedades rurais, bem como melhor escoamento da produção agrícola, além de conforto e segurança aos usuários.

Se o Projeto de Lei do vereador Capacete for aprovado, fica impossível ser respeitada a medida de 12m do eixo da estrada até a divisa da propriedade.

Como a tendência é o aumento do tráfego de automóveis e equipamentos agrícolas de maior porte, o estreitamento da pista de rolamento para 6m, como consta no projeto, ficaria contraditório.

“Além de dificultar o tráfego de caminhões e máquinas, futuramente haverá a necessidade de alargar a faixa de domínio e o município certamente terá que desapropriar a parte que foi reduzida”, disse a Oscip Matra (Marília Transparente) em comunicado.

“São fatos como esses que fomentam a preocupação em estudar melhor o projeto, pois a redução da largura prejudicará o tráfego nessas estradas, que são frequentemente utilizadas por grandes veículos. Diminuir a faixa de domínio poderá causar acidentes em caso de ultrapassagens, visto que a estrada será estreita e os veículos maiores não terão espaço. É necessário que os agentes políticos não resolvam os problemas pontualmente, mas que tenham visão ampla. O ideal é realizar estudos e planejar mudanças visando a melhoria dos serviços em longo prazo a fim de minimizar e até mesmo evitar definitivamente problemas futuros. Por isso, a Matra pede que os vereadores analisem novamente a matéria e que não aprovem a redação atual, pois, ao invés de trazer benefícios, poderá prejudicar aqueles que utilizam as estradas rurais”, disse a entidade.

Fonte: Matra

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher luta pela vida após parto em Marília; caso é investigado
  • 2
    Polícia prende dois por tráfico no mesmo endereço em menos de três horas
  • 3
    Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
  • 4
    Projeto de avenida de R$ 55 milhões avança com novo decreto em Marília

Escolhas do editor

CIDADE
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em MaríliaEmdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
ENTREVISTA DA SEMANA
‘Não existe prontidão real com apenas uma pessoa’, diz piloto sobre aeroporto‘Não existe prontidão real com apenas uma pessoa’, diz piloto sobre aeroporto
‘Não existe prontidão real com apenas uma pessoa’, diz piloto sobre aeroporto
SÍNDROME RESPIRATÓRIA
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em MaríliaCasos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
LEGISLAÇÃO
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúdeMarília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde

Últimas notícias

Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
Reclamações de som alto levam moradores a acionar polícia contra bar
‘Não existe prontidão real com apenas uma pessoa’, diz piloto sobre aeroporto
Homem em situação de rua denuncia roubo e agressão a pedradas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie