Desde 2014, mais de 49000 artigos.
,/2020

Máscara x óculos: aprenda a se livrar das lentes embaçadas

Variedades
01 de agosto de 2020

O uso de óculos de grau junto com a mascara de proteção têm gerado muito desconforto e algumas dúvidas em quem precisa conciliar os dois itens. As lentes ficam embaçadas e a armação do óculos disputa espaço com o elástico da máscara atrás das orelhas, ocasionando incômodo. Por mais que muitas pessoas não gostem, essa é a única proteção que temos contra o novo coronavírus.

Separamos algumas dicas e truques que podem te ajudar a conviver com os dois itens, sem maiores transtornos.

Verifique o tamanho de sua máscara

Se o seu óculos embaça muito fácil, talvez o equipamento de proteção não seja o mais adequado para você. Por ter vários tamanhos de máscara disponíveis no mercado e, por cada pessoa ter um formato diferente de rosto, o mais recomendado é escolher um modelo de máscara que se adeque perfeitamente ao tamanho do seu rosto.

Papel na parte superior da máscara

Esse truque é bem simples: coloque um papelzinho na parte superior da máscara de pano, entre o nariz e os olhos. É um jeito simples de evitar que o vapor d’água suba para a região dos olhos e embace as lentes. O truque pode ser feito com um guardanapo ou papel toalha. É só dobrar em três partes e posicionar direitinho na hora de colocar a máscara. O papel irá reter todo o vapor e você vai poder usar os seus óculos tranquilamente.

Dá uma olhada nesse tutorial que viralizou no TikTok:

@doctor_ericKeep your glasses from fogging up! ##covid19 ##foggyglasses ##blurry♬ Them Changes – Thundercat

Dobras de metal

As máscaras utilizadas por profissionais de saúde costumam vir com uma parte de metal que ajudam a manter o equipamento próximo do rosto da pessoa. Esses adicionais na máscara podem ser uma boa alternativa para quem não deseja sair por aí com as lentes embaçadas. Essas dobras de metal podem ser compradas à parte e colocadas em suas máscaras caseiras.

Antiembaçantes e higienização

Uma das promessas de solução para o problema, que têm circulado pela internet, é o uso de sabonete. Porém, vale ressaltar que o ‘truque’ resolve o embaçamento temporariamente, mas pode acabar danificando as camadas antirreflexo das lentes dos óculos com o passar do tempo – ocasionando riscos e embaçados permanentes.

A forma mais segura para higienização dos óculos é utilizar soluções de limpeza antiembaçantes à venda no mercado que ajudam a reduzir o embaçamento dos óculos. Vale lembrar que o uso de antiembaçantes automotivos também não é recomendado, pois danifica as lentes.