

11 anos. Mais de 97 mil artigos.
Uma antiga reivindicação da população da zona norte de Marília está prestes a se tornar realidade. Cerca de nove mil moradores dos bairros Parque das Nações, Marina Moretti e parte do Santa Antonieta serão beneficiados com uma nova unidade de saúde, no modelo de UBS porte III, que oferecerá atendimento ampliado e estrutura completa.
A assinatura da ordem de serviço foi realizada na manhã deste sábado (7) durante uma cerimônia festiva aberta à comunidade. A futura unidade será construída em uma área de 6.806,46 metros quadrados, localizada entre a rua José Andozia, avenida Eliezer Rocha e rua Antônio Spressão, atrás da Emei Primavera, no bairro Parque das Nações.
“Esta é a 10ª obra iniciada em meu governo, e muitas outras virão. Na quarta-feira estive com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e, em primeira mão, anuncio que Marília conquistou do Estado mais R$ 12 milhões para investimento na saúde”, destacou o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) durante a cerimônia.
Segundo o chefe do Executivo, a nova unidade faz parte de um esforço para reestruturar toda a saúde municipal que, conforme Vinicius, esteve abandonada nos últimos oito anos.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais e representantes da comunidade, como a moradora Maíra Nonato, que parabenizou a gestão pela obra. “A população agradece o empenho, pois a estrutura atual está muito degradada. A vinda de uma unidade nova, capaz de atender melhor, é uma antiga reivindicação”, afirmou.
Os vereadores Danilo da Saúde (PSDB), João do Bar (PSD) e Chico do Açougue (Avante) também participaram do evento e ressaltaram os esforços da atual gestão em prol da saúde. Eles parabenizaram a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, pelo trabalho.
“A nova UBS que será construída é de porte III, com maior capacidade de atendimento. Ela substituirá a USF Parque das Nações, cuja estrutura física está comprometida e inadequada para atender a demanda da população”, explicou Paloma.
A construção da nova unidade de saúde terá um investimento de R$ 3.690.434, com prazo estimado de 270 dias ou nove meses. A estrutura contará com consultórios médicos e odontológicos, sala de observação/procedimento, sala da administração, sala de imunização, sala de coleta, estocagem e dispensação de medicamentos, depósito de resíduos, sala de curativos, sanitários, sala de atividades coletivas e sala de recepção e espera.
A unidade terá três equipes de saúde, cada uma formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, agente de controle de endemias, auxiliar de escrita e auxiliar de limpeza. Também contará com três equipes de saúde bucal, compostas por cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal.