Marília acumula 100 mm nas últimas 24h e registra pontos de alagamento
Marília registrou 100 milímetros de chuva entre a tarde desta quarta-feira (25) e a manhã de quinta-feira (26), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar do volume expressivo, a Defesa Civil informou que não foi acionada para atendimento de ocorrências no município.
De acordo com o órgão, não houve registros de vítimas, desabrigados, danos estruturais ou interdições críticas relacionadas ao temporal. O acumulado de chuva no mês já chega a 302 milímetros.
A intensidade da precipitação provocou pontos de alagamento – principalmente na região do campus universitário – em áreas públicas e privadas da cidade e impactou o trânsito, com vias tomadas pela água em diferentes regiões.
Por causa da sujeira deixada pela enxurrada, a Escola Municipal de Educação Infantil “Chapeuzinho Vermelho” suspendeu as aulas no período da manhã desta quinta-feira (26). O expediente deve ser retomado à tarde, conforme comunicado.
Em nota, a Prefeitura de Marília, por meio da Defesa Civil, informou que dispõe de mapeamento de riscos elaborado em 2019, utilizado como base para ações preventivas. O levantamento identifica pontos mais vulneráveis a alagamentos e processos erosivos, tanto na área urbana quanto na zona rural, e subsidia o planejamento de intervenções de infraestrutura e a emissão de alertas à população.
A administração municipal orienta que, em caso de emergência, os moradores acionem a Defesa Civil pelo telefone e WhatsApp (14) 9 8194-1828 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.