Desde 2014, mais de 62000 artigos.
,/2021

O curso de Direito EAD da Unimar

Coluna
01 de setembro de 2021

No ano de 2019, a Universidade de Marília (Unimar) foi credenciada para ofertar cursos na modalidade a distância, conforme portaria do Ministério da Educação. Naquele momento, assumimos um compromisso educacional com o nosso país de oferecer uma educação de excelência, de forma bastante democrática e acessível para todo o Brasil, em resumo: uma educação sem distância.

De lá para cá, esta é a realidade da Unimar, contando com mais de 50 polos presenciais em todos os cantos deste Brasil. O material didático pedagógico da Unimar EAD é elaborado por professores conteudistas, em sua grande maioria, professores desta Universidade há mais de 20 anos e produzidos no próprio campus, nos estúdios de mais alta tecnologia, localizados no Bloco 11.

Realmente, a educação a distância na Unimar é cuidada com muito respeito e inovação, tudo pensando nos alunos que são os grandes protagonistas desta relação.

Mais recentemente, no mês de julho de 2021, tivemos mais uma conquista importante nesta modalidade de ensino: a aprovação, com nota máxima, do curso de Direito em EAD, em avaliação in loco realizada por representantes do Ministério da Educação.

O Projeto Pedagógico do Curso de Direito, na modalidade a distância, foi construído a partir de muitos encontros didáticos entre Mantenedora e Conselho de Professores, com o objetivo de garantir a mesma excelência do curso de Direito na modalidade presencial, existente há mais de trinta anos na Unimar.

A avaliação com nota máxima justificou-se pelo contexto educacional, as necessidades locais e nacionais, assim como a experiência da Instituição de Ensino há mais de trinta anos ofertando o curso de Direito na modalidade presencial, com reconhecida qualidade de ensino e excelentes conceitos obtidos por meio de avaliações oficiais do MEC (a última avaliação in loco do MEC para o curso também obteve nota máxima).

O curso de Direito EAD da Unimar foi idealizado com total observância às novas diretrizes curriculares fixadas pela Resolução CNE/CES nº 5, de 18 de dezembro de 2020, bem como atende o Parecer CNE/CES nº 757/2020, de 10 de dezembro de 2020, homologado em 14 de abril de 2021, com uma proposta educacional diferenciada e inovadora.

Nesse sentido, importante esclarecer que nessas avaliações são verificadas quatro dimensões: o contexto institucional, a organização didático-pedagógica, o corpo docente e as instalações da Instituição.

Na dimensão do contexto institucional são analisadas as informações constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional e verificadas in loco se os aspectos mais relevantes efetivamente estão sendo observados. Merece destaque, nessa dimensão, a organização institucional e como a instituição se apresenta diante de seus colaboradores e a sociedade na qual está inserida.

Já na dimensão da organização didático-pedagógica, o importante é o curso apresentar características que o diferencie dos demais cursos existentes. A palavra-chave aqui é inovação, atrelada à máxima atenção aos interesses dos alunos.

Quanto ao corpo docente, a avaliação do Ministério da Educação verifica a titulação, experiência profissional e adequação da formação dos professores. Nesse sentido, a Unimar há muito tempo tem se destacado, por manter um corpo docente composto totalmente por mestres e doutores, com ampla experiência profissional e com uma formação que a tem colocado entre as melhores instituições do ensino do país.

No mesmo sentido está a quarta dimensão: as instalações da Instituição. A Unimar mais uma vez se destaca no cenário nacional com um dos maiores, mais bonitos e mais modernos campus universitário, que diariamente recebe milhares de alunos, professores, colaboradores e cidadãos buscando educação, saúde e serviços de excelência.

Com tudo isso, a avaliação in loco do Ministério da Educação no curso de Direito EAD reconheceu o que todos já sabiam: a Unimar é nota máxima. A única da nossa região!

Conheça nosso site: https://ead.unimar.br/cursos/direito.