MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 05 dez. 2017

Fachin vota por manter prisão de Wesley Batista

por Agência Estado

Em julgamento na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin, relator dos acordos de colaboração do Grupo J&F, votou pela manutenção da prisão preventiva do empresário Wesley Batista. A prisão havia sido decretada pela Justiça Federal de São Paulo, que atribuiu ao sócio do grupo empresarial o crime de uso de informação privilegiada para lucrar no mercado financeiro. O julgamento é de uma reclamação de Wesley que afirma que um juiz de primeira instância não poderia ter decretado a prisão por um fato relacionado ao acordo de colaboração premiada que o Supremo Tribunal Federal homologou.

“A questão central é saber se fato imputado superveniente e ocorrido antes da assinatura de acordo e mesmo após, se esses fatos, se encontram amparados pela avença. A resposta a meu modo de ver é negativa. A possibilidade que o colaborador em novos prazos apresente anexos não permite que o colaborador pratique delito.”

Fachin disse concordar com um ponto trazido pela defesa: de que os fatos relacionados à delação premiada de Wesley Batista devem ser analisados pelo STF. Mas deixou claro que essa não é a situação do denunciado.

Segundo o advogado Ticiano Figueiredo, que representou Wesley na tribuna, a prática de crime de insider trading é cláusula de rescisão de colaboração premiada. “Os fatos que têm relação com a colaboração têm que passar na instância que homologou. Não pode o juiz de primeiro grau suspender a imunidade e decretar prisão cautelar. Só cabe ao STF julgar as questões decorrentes do acordo de colaboração”, disse, afirmando também que Wesley só está preso unicamente em razão de seu nome.

Fachin, no entanto, afirmou discordar da tese de que “quaisquer crimes praticados até, durante e após a celebração do acordo estariam submetidos a essa circunstância de pena ou ausência de pena, como decidida pelo MPF e que será ao fim e ao cabo examinada pelo juiz da sentença definitiva”.

Sobre o pedido de habeas corpus de ofício (libertar o investigado), Fachin também também foi contra. “A prisão imposta ao ora reclamante já foi imposta ao STF no habeas corpus 148 240, que está sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes. Portanto, submetida a pretensão própria em sede de habeas corpus, valendo-se do meio típico, revela-se inviável o exame do pedido de habeas corpus, e certamente na via própria examinar-se-á o eventual excesso de prazo”, disse Fachin.

O subprocurador Geral da República, Paulo Gonet, reiterou a posição do Ministério Público pela improcedência da reclamação impetrada pela defesa de Wesley Batista. Para ele, o crime de insider trading, apesar de citar envolvidos sob competência STF, não atrai a competência da Suprema Corte. “Não há desfeita em relação a competência do supremo, o bastante para que reclamação não seja aceita pelo Supremo”, disse. Para Gonet, os fatos serão melhor apurados na primeira instância, acrescentando que não há elementos que possibilitem a concessão do habeas corpus de ofício.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher morre após acidente na rodovia SP-294 em Marília
  • 2
    Polícia Civil identifica mulher que morreu em acidente na SP-294
  • 3
    Bombeiros concluem resgate de corpo em penhasco da zona norte de Marília
  • 4
    Projeto de VLT em Bauru pode acelerar volta dos trens a Marília

Escolhas do editor

TRISTEZA
Polícia Civil identifica mulher que morreu em acidente na SP-294Polícia Civil identifica mulher que morreu em acidente na SP-294
Polícia Civil identifica mulher que morreu em acidente na SP-294
FERROVIA
Projeto de VLT em Bauru pode acelerar volta dos trens a MaríliaProjeto de VLT em Bauru pode acelerar volta dos trens a Marília
Projeto de VLT em Bauru pode acelerar volta dos trens a Marília
JUSTIÇA BOLIVIANA
Chegada de João Pinheiro na Bolívia tem protesto de produtoresChegada de João Pinheiro na Bolívia tem protesto de produtores
Chegada de João Pinheiro na Bolívia tem protesto de produtores
CONTROLE
Prefeitura pune empresa por fraude e proíbe novos contratos com o poder públicoPrefeitura pune empresa por fraude e proíbe novos contratos com o poder público
Prefeitura pune empresa por fraude e proíbe novos contratos com o poder público

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 40 milhões neste sábado
Parlamentares de Marília cobram fiscalização no aeroporto local
Polícia Civil investiga tentativa de furto de caixa eletrônico em Marília
Lula quer incluir inadimplentes do Fies em pacote contra endividamento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie