MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
qui. 25 ago. 2016

Eu quero ajudar a construir outras pontes entre sociedade e democracia

por Marília Notícia

928695-tse_lacra_sistemas20eleitorais_2350

O século XX foi marcado por duas grandes Guerras Mundiais. A primeira, na década de 1920, fundamentalmente de caráter geopolítico. A segunda, na década de 1930, fundamentalmente de cunho ideológico hegemônico.

O que seguiu ao fim da II Grande Guerra, já na segunda metade do século XX, foram as lutas pelos direitos civis. Dos Estados Unidos e da França, principalmente, foram erradiadas as lutas pelo respeito a diversidade racial, de gênero e opções sexuais. Negros, mulheres e homossexuais gritaram cada vez mais alto no decorrer das décadas.

Deste ponto de vista, o século XXI caminha sob a enorme pressão de se constituir como o século da diversidade, no qual esta embutido um sentimento de empatia e simpatia das pessoas não apenas por elas próprias e seus semelhantes, mas pelo outro.

O outro, na filosofia, é frequentemente caracterizado como o diferente, aquele ou aquilo com o qual eu não encontro pontos em comum, com o qual não me identifico e que me causa estranhez.

Na filosofia da educação, o outro é o ponto de partida para a reflexão, e consequentemente para a aprendizagem, já que é o outro, o diferente, que me coloca um problema a ser resolvido. Nesse caso, o outro pode ser um outro social, um colega com hábitos e tradições diferentes da minha, ou uma outro conceitual, uma equação de matemática que me causa confusão e estranhez.

Daí que o contrário da empatia e da simpatia pelo outro é a sua opressão e até mesmo aniquilação.

Eu sempre considerei a cidade de Marília uma cidade um tanto quanto conservadora. Do ponto de vista social, considero a cidade de Marília um tanto quanto preconceituosa.

Do ponto de vista político, considero a cidade de Marília um tanto quanto opressora; e o outro ainda tem pouco espaço de representatividade. E mesmo quando há representantes das minorias, sejam negros, mulheres ou homossexuais, estes ou estas muitas vezes se rendem à opressão da máquina política entranhada na cidade e se submetem às demandas da maioria na legislação. Maldito 10 x 3.

Essas eleições municipais trazem a oportunidade de participarmos da construção de novas pontes entre a sociedade e a democracia, OUTRAS pontes, diria. Na hora de votar, cabe à nós, eleitores, discernir quem são os outros preocupados com os outros, e quem são aqueles que estão apenas cumprindo um papel à serviço do seu opressor.

A diversidade tem que prevalecer em outubro. As eleições de 2016 vão mostrar se Marília esta caminhando rumo à diversidade no século XXI ou voltando ao século XX. O que esta em jogo é nada mais nada menos do que a nossa liberdade.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista embriagado é preso após acidente com morte em Oriente
  • 2
    Motociclista vítima de grave acidente em Oriente é sepultado sob forte comoção
  • 3
    Mal súbito ao volante provoca acidente com sete carros na SP-294
  • 4
    Pai de Katrina faz protesto e acaba preso em Assis; Justiça libera após audiência

Escolhas do editor

JARDIM ELDORADO
Promessa de asfalto vira retrato de descaso na zona oeste de MaríliaPromessa de asfalto vira retrato de descaso na zona oeste de Marília
Promessa de asfalto vira retrato de descaso na zona oeste de Marília
COPA DO MUNDO
Você sabia? Mariliense conquistou taça que segue como único desafio para NeymarVocê sabia? Mariliense conquistou taça que segue como único desafio para Neymar
Você sabia? Mariliense conquistou taça que segue como único desafio para Neymar
ENTREVISTA DA SEMANA
‘Vamos substituir quase dois terços da rede de abastecimento’, diz engenheiro da RIC‘Vamos substituir quase dois terços da rede de abastecimento’, diz engenheiro da RIC
‘Vamos substituir quase dois terços da rede de abastecimento’, diz engenheiro da RIC
MORTE NO TRÂNSITO
Motorista embriagado é preso após acidente com morte em OrienteMotorista embriagado é preso após acidente com morte em Oriente
Motorista embriagado é preso após acidente com morte em Oriente

Últimas notícias

Motociclista morre após ser atingido por linha com cerol em Garça
Motociclista vítima de grave acidente em Oriente é sepultado sob forte comoção
Mulher perde R$ 500 em golpe do falso aluguel de chácara em Marília
Câmara vota crédito para construção de escola e aquisição de ônibus adaptado

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie