MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 03 jul. 2021

Energia sobe e aperta ainda mais orçamento do mariliense

por Carlos Rodrigues

A conta de energia do mariliense, que já pesou além do suportável para muitas famílias em junho, vai ficar mais cara a partir deste mês que se inicia.

O motivo foi a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para um reajuste de 52% da taxa adicional, em função do acionamento das térmicas para a geração de energia, com o sistema de bandeiras, que acompanha a elevação do custo, devido à crise hídrica.

O valor passa de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) para R$ 9,49, já neste mês. O aumento ainda ficou abaixo do estimado pelos técnicos da Agência, que calcularam a necessidade da bandeira vermelha (nível 2) cobrar entre R$ 11,50 e R$ 12, por cada 100 kWh.

O supervisor de serviços terceirizados, Josué Marques, de 39 anos, mora com a esposa e dois filhos. Em junho, a família pagou R$ 303,22 de energia elétrica.

Com a nova cobrança na bandeira vermelha, a conta de energia da família Marques vai subir pelo menos 5,25%. Considerando que o consumo não altere, eles devem pagar no próximo mês R$ 319,13, ou seja, R$ 15,91 a mais.

“A conta já está muito cara. Em casa, não temos desperdício. Utilizamos a energia para as necessidades diárias, sendo que a maior parte de nós fica fora de casa durante o dia. Já fiz contato com a empresa, inclusive, para questionar [sobre] a medição”, reclama.

Comparando o consumo em kWh, o supervisor vê escalada na cobrança. “Não sabemos onde isso vai parar. A energia está cada vez mais cara. É complicado, porque é um item essencial dentro de uma casa”, afirma.

A agente comunitária de saúde Maria Inês Barbosa, servidora do município, relata que, em sua casa, é apenas ela e o filho. A conta de energia oscilava entre R$ 150 e R$ 170. Porém, nos últimos meses, passou a pagar entre R$ 270 e R$ 280.

“E agora, com esse aumento, estou com medo. Fica difícil até de pagar [a conta] em dia, porque o valor é muito alto. Não para de subir e não temos opção, porque não dá para viver sem energia. Acaba apertando e desregulando todo o orçamento”, lamenta.

Tutti Ramos é proprietário de um bar e tem sentido o encarecimento, que deve ser ainda maior no curto prazo. “É fritadeira, é freezer, é máquina de gelo, então minha conta já vem alta. Eu pago em média de R$ 3 mil a R$ 3,5 mil. Com esse aumento, que estão falando que pode chegar a 10%, terei que pagar ao menos R$ 300 a mais por mês só com luz”, contabiliza.

Guto Oliver tem um salão de beleza e afirma já ter notado o aumento no preço da conta. “Com a chegada do frio, precisamos utilizar aquecedores para preparar o cabelo das clientes, então a conta deve aumentar ainda mais”.

Oliver pontua que o uso de secadores e chapinha consome muita energia. “A gente depende da energia para fazer os procedimentos. A minha despesa já aumentou de R$ 150 para R$ 190”.

Para piorar ainda mais a situação dos comerciantes, os ramos em que ambos atuam foram fortemente impactados pela crise econômica em decorrência das medidas restritivas de combate à pandemia da Covid-19.

Em abril deste ano, a CPFL Paulista – distribuidora que atende Marília – teve autorizado o reajuste tarifário anual (RTA). O aumento médio foi de 8,64% para os clientes do grupo B, conectados na baixa tensão (residências e indústrias e comércios de pequeno porte).

Já para os consumidores ligados à alta tensão (indústrias e comércios de grande porte), o um aumento médio foi de 9,60%. O reajuste passou a valer a partir do dia 22 de abril. Por isso, muitos consumidores sentiram o impacto da medida nos meses de maio e junho, de acordo com o período de faturamento.

O novo ônus, agora pelo aumento da cobrança na bandeira tarifária vermelha – a mais alarmante em relação ao custo de produção de energia –, deve impactar nas contas que vão vencer em agosto.

* Matéria coproduzida pelos jornalistas Leonardo Moreno e Daniela Casale. 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Casa é atingida por incêndio durante a madrugada na zona norte
  • 2
    Marília tem previsão de semana de frio intenso, chuva e mínimas de 10°C
  • 3
    Santa Casa atinge capacidade das UTIs por doenças agravadas pelo frio
  • 4
    Incêndio atinge depósito de ovos no centro de Marília e causa prejuízos

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Tentativa de separação termina com jovem internada após agressão brutalTentativa de separação termina com jovem internada após agressão brutal
Tentativa de separação termina com jovem internada após agressão brutal
PRODUÇÃO RURAL
Brasil bate recorde de abates e Marília mantém 5º maior rebanho de SPBrasil bate recorde de abates e Marília mantém 5º maior rebanho de SP
Brasil bate recorde de abates e Marília mantém 5º maior rebanho de SP
CLIMA
Marília tem previsão de semana de frio intenso, chuva e mínimas de 10°CMarília tem previsão de semana de frio intenso, chuva e mínimas de 10°C
Marília tem previsão de semana de frio intenso, chuva e mínimas de 10°C
DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte de gata e pede preventivaMP denuncia garcense por furto e morte de gata e pede preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte de gata e pede preventiva

Últimas notícias

Mercado eleva projeção de inflação e vê Selic em 14% ao ano em 2026
Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado
Prefeitura retoma área nos fundos de escola após ação judicial em Marília
PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie