MN Logo

11 anos. Mais de 96 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil
sáb. 01 mar. 2025
SAÚDE

Dia Mundial das Doenças Raras reforça importância do teste do pezinho

Em 2020 o Brasil realizou teste em mais de 80% dos bebês, mas apenas 58% tiveram o sangue colhido até o quinto dia de vida.
por Marcelo Moriyama
Em 2021, entrou em vigor uma lei que amplia o teste do pezinho para detectar até 50 doenças

O teste do pezinho é a melhor forma de identificar diversas doenças raras de forma precoce e intervir antes que elas provoquem sequelas graves, ou até levem à morte. No entanto, sua cobertura está longe da ideal no Brasil, com grandes diferenças regionais, afirmam especialistas. Sexta-feira (28) foi celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras.

Os indicadores de triagem neonatal mais recentes publicados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2020, mais de 80% dos bebês fizeram o teste, mas apenas 58% tiveram o sangue colhido até o quinto dia de vida, que é o ideal. Mesmo em 2019, antes da pandemia de covid-19, o índice não chegou a 60%.
Conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo, há estados, como Piauí e Pernambuco, onde apenas 24% dos nascidos vivos tiveram a coleta realizada na primeira semana de vida, enquanto em Brasília, a proporção sobe para 97%.

Atualmente, sete doenças podem ser diagnosticadas pelo teste do pezinho, que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita. Algumas unidades federativas, porém, oferecem exames ampliados que identificam até 62 doenças, como é o caso do Distrito Federal.

Em 2021, entrou em vigor uma lei que amplia o teste do pezinho para detectar até 50 doenças. Entretanto, isso será feito de maneira escalonada e, por enquanto, apenas a toxoplasmose congênita entrou no painel básico de exames.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Jovem de 23 anos tenta contra a própria vida e morre na Santa Casa de Marília
  • 2
    Pais são convocados para reunião sobre fechamento de turmas; Secretaria nega decisão
  • 3
    Idoso envolvido em acidente fatal na BR-153 presta depoimento
  • 4
    Quadrilha que usava tecnologia para furtar caminhonetes de luxo é desarticulada

Escolhas do editor

EMPREGO
Oito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própriaOito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própria
Oito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própria
CONCURSO
Marília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quenteMarília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quente
Marília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quente
PERDA
Morre Luiz Antonio Albertoni, o ‘Tonhão’, aos 71 anos, em MaríliaMorre Luiz Antonio Albertoni, o ‘Tonhão’, aos 71 anos, em Marília
Morre Luiz Antonio Albertoni, o ‘Tonhão’, aos 71 anos, em Marília
DOCUMENTO
Mais de seis mil pessoas podem ter título cancelado pela Justiça EleitoralMais de seis mil pessoas podem ter título cancelado pela Justiça Eleitoral
Mais de seis mil pessoas podem ter título cancelado pela Justiça Eleitoral

Últimas notícias

Rede municipal de Educação promove 62 festas juninas em Marília entre junho e agosto
Prefeitura realiza vacinação contra influenza e Covid no Marília Shopping
Esse tipo de musgo pode estar sufocando sua planta sem você notar
Por que a Lua parece maior quando está no horizonte

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie