MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 14 mar. 2020

Dengue volta aos patamares de transmissão de fevereiro

por Carlos Rodrigues

Agente de saúde faz orientação e verifica calha (Foto: Divulgação/PMM)

Enquanto o coronavírus é um dos assuntos mais abordados, a dengue avança e há risco de epidemia e mais mortes em 2020. Dados oficias, divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Marília, indicam que a transmissão da doença pode ter voltado aos patamares de fevereiro.

Entre os dias 06 e 13 de março – correspondente a 11ª semana epidemiológica do ano – foram notificados 273 novos casos suspeitos de dengue na cidade, elevando a 1.849 o total de notificações de 2020.

Estão confirmados, este ano, 387 casos da doença em Marília. Uma pessoa morreu com dengue no final de janeiro, conforme atestou o Instituto Adolfo Lutz.

Novo pico

O acompanhamento semana a semana – que passou a ser possível após a Lei 8.413/2019 – pelo Portal da Transparência, indica que a total de notificações do período voltou aos patamares do período mais chuvoso do ano.

Na semana epidemiológica 07, em meados de fevereiro, foi registrado o pico da transmissão, com 276 notificações de suspeitas de dengue, em intervalo de apenas sete dias. De lá pra cá, houve queda a cada semana, com mínimo de 67 novos casos suspeitos, no começo de março.

Além de novo pico, o relatório atual aponta que voltou a subir o total de casos confirmados. Nesta 11ª semana epidemiológica, encerrada na quinta-feira (12), Marília teve 54 casos confirmados, ou seja, aumento de 16,6% em intervalo de apenas sete dias.

Alerta

A dengue tem mais vítimas, em Marília, nas regiões Oeste e Sul. São 64 casos confirmados no território da Unidade Saúde da Família (USF) Argollo Ferrão e 27 na região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Mendes.

Outros 30 casos estão confirmados nos bairros que pertencem à USF Santa Paula, na zona Sul. Na zona Norte, o território da UBS Santa Antonieta tem maior número de pessoas vitimadas pela doença.

Em nota, a Prefeitura de Marília alertou para o controle do mosquito, que se reproduz em água parada.

“Convidamos a população a continuar, de forma permanente, com a mobilização pelo combate ao mosquito transmissor da dengue. O período do verão é o mais propício à proliferação do Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção”.

A recomendação, segue o alerta, “é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Quem faz o bem ganha: clientes são recompensados em supermercado
  • 2
    Empresa denuncia suposto esquema de emissão de atestados falsos em Marília
  • 3
    MN TV: Ladrões agem dentro de ônibus e casos aumentam em Marília
  • 4
    Vigia cochila em obra e tem documentos e cartões furtados durante o serviço

Escolhas do editor

ADMINISTRAÇÃO
Novo decreto garante rastreadores a pessoas com autismo em MaríliaNovo decreto garante rastreadores a pessoas com autismo em Marília
Novo decreto garante rastreadores a pessoas com autismo em Marília
NO TOPO
Região de Marília amplia consumo de cultura e supera média estadualRegião de Marília amplia consumo de cultura e supera média estadual
Região de Marília amplia consumo de cultura e supera média estadual
LUTO
Menino de um ano morre afogado em piscina na zona norte de MaríliaMenino de um ano morre afogado em piscina na zona norte de Marília
Menino de um ano morre afogado em piscina na zona norte de Marília
Mais moderna e completa: 4US Baby inaugura nova loja em MaríliaMais moderna e completa: 4US Baby inaugura nova loja em Marília
Mais moderna e completa: 4US Baby inaugura nova loja em Marília

Últimas notícias

Prefeitura garante apoio para semifinal do MAC contra o XV de Jaú
Seis jogos movimentam a Copa Selj de Futebol Amador no domingo
Reforma da ponte das Três Lagoas entra na fase final na zona rural de Marília
Karatê de Marília conquista três vagas no Brasileiro após finais do Paulista

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie