Corpos de vítimas da BR-153 começam a chegar ao Maranhão nesta quinta-feira

Os corpos dos trabalhadores que morreram no acidente com um ônibus na rodovia Transbrasiliana (BR-153) começaram a ser trasladados na terça-feira (17) para municípios do Maranhão. A maior parte deve chegar à região oeste do Estado, que fica no nordeste do país, na manhã desta quinta-feira (19).
A informação foi confirmada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e por fontes maranhenses, que acompanham a operação de atendimento aos sobreviventes e o retorno das vítimas.
Segundo a tenente Ludmyla Alcântara, diretora-adjunta de Comunicação do órgão, o traslado é feito por via terrestre, com apoio das autoridades maranhenses, para agilizar a chegada dos corpos às famílias.

A reportagem do Marília Notícia também conversou com Janilson dos Santos Coelho, o Dr. Caçula (Republicanos), prefeito de Presidente Médici (MA) – uma das cidades que perderam munícipes na tragédia. Ele explicou que, como as vítimas são de diferentes municípios, a logística prevê a distribuição dos féretros a partir das 6h desta quinta-feira (19).
“Tem vítima que será velada em Imperatriz, Araguanã, Nunes Freire e aqui em Presidente Médici. Muita gente gravemente ferida, uma tristeza sem fim”, lamentou o chefe do Executivo maranhense.
Operação volta para casa
Paralelamente, o governo paulista organiza uma força-tarefa aérea para transportar os sobreviventes de volta ao estado de origem.
“São várias frentes de atuação. Nosso esforço é ampará-los aqui (em São Paulo) e agilizar os procedimentos para o retorno, a fim de que as pessoas atingidas possam estar mais perto de suas famílias. É um pouquinho mais de tranquilidade, em meio a tanto sofrimento nesse grave acidente”, afirmou Ludmyla.
Internados e acolhimento
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Marília, até ontem, 23 pessoas continuavam internadas em hospitais de Marília, entre eles o Hospital das Clínicas, Hospital Beneficente Unimar e Santa Casa de Misericórdia. Parte dos pacientes está em estado grave e não há previsão de alta.
Outras 13 pessoas que já receberam atendimento médico estão acolhidas na Casa Cidadã, onde recebem alimentação, roupas e itens básicos doados pela população.
O Hemocentro da cidade, que registrou grande fluxo na terça-feira (17), mantém apelo por doação de sangue, considerada fundamental para o tratamento dos feridos hospitalizados e para a reposição dos estoques.
Mortes e prisão
O acidente ocorreu na madrugada de segunda-feira (16), na rodovia BR-153, quando um ônibus que transportava trabalhadores do Maranhão – para a colheita de maçã em Santa Catarina – capotou na região de serra, entre Marília e Ocauçu.
As circunstâncias são investigadas. Informações preliminares indicam que o veículo teria seguido viagem sem uma das duas rodas, após o estouro de um pneu antes de chegar ao Estado de São Paulo.
A decisão do motorista de remover o pneu e continuar a viagem teria sido determinante para o acidente fatal. A investigação também aponta passageiros sem cinto de segurança, farol queimado e pneus carecas.
O motorista, Claudemir Morais Moura, teve a prisão preventiva decretada e responde por homicídio com dolo eventual, quando se entende que o investigado assumiu o risco de provocar o resultado.
O caso também é apurado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).