Comunicado Casa Sol: reposicionamento da empresa
A Casa Sol, empresa que comercializa materiais para construção, móveis e decoração há mais de trinta anos na cidade, expandiu a rede de lojas físicas para outros municípios da região. No entanto, pressionada pelos ajustes já feitos nas grandes redes do mesmo ramo, resolveu rever seu posicionamento e, após longo processo de análise, fechou uma das duas unidades em Bauru e, recentemente, a filial de Lins. Fato que resultou na demissão de 26 colaboradores.
“Fechar lojas e demitir funcionários não é uma atitude que traga satisfação aos empresários, afinal temos laços de anos com eles e suas famílias, investimos em treinamento e capacitação constantes e ainda somos recompensados com a satisfação de poder contribuir com a geração de renda e economia da cidade onde instalamos nossas lojas” reitera a diretora geral Daniele Alonso.
Além de todos esses fatores, diz ela, “construímos uma marca com base no respeito e amor aos nossos colaboradores, um dos fatores determinantes para que a loja estivesse entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil e hoje é considerada a melhor no estado de São Paulo pela Revista Exame”, salienta Daniele.
“Oferecemos o que há de melhor aos colaboradores, dentro das nossas possibilidades. Obviamente, é muito melhor anunciar a abertura de vagas e não a demissão, mas acreditamos no potencial do nosso negócio e por isso, foi preciso dar um passo atrás para que, em breve, possamos alavancar nosso crescimento apostando na vocação do mercado online”.
Tomar tais decisões de maneira assertiva tem sido o grande diferencial dos empresários que sobrevivem à disrupção, no entanto é evidente que a adaptação da infraestrutura e quadro de colaboradores, são os primeiros dos muitos desafios que a empresa enfrenta.
Daniele Alonso diz que é preciso muita determinação diante de iniciativas como essas. “Passamos por todo tipo de situações, porém a mais delicada é lutar contra uma concorrência, muitas vezes cruel, que se aproveita desse momento em que estamos focados em detalhes indispensáveis para a mudança, tentando denegrir a imagem conquistada em anos de trabalho”, desabafa Daniele.
“Nesses momentos, esgotados pelo processo delicado que envolve a transição para uma nova fase do empreendimento, somos julgados e difamados”, diz.
A diretora refere-se com tristeza ao fato de que notícias falsas alardeadas pela imprensa e redes sociais, acusam a empresa de demitir mais que o dobro de funcionários do que realmente ocorreu, “o correto são 26 e não 60 colaboradores demitidos”. Segundo ela, “com o agravante de dizerem que não houve ressarcimento dos direitos desses funcionários”, fato que “vai totalmente contra a cultura de nossa”, lamenta Daniele.
A Casa Sol conta agora com cerca de 200 funcionários e, segundo sua diretoria, está pronta para seguir adiante seu plano de reestruturação que, tem como meta, manter a mega loja em Marília, uma loja em formato compacto na cidade de Bauru e investir na demanda de vendas pela internet por meio de e-commerce, o que exige alto investimento em logística para abastecer centros de distribuição além de um conjunto de soluções integradas que precisará ser gerida por mão de obra especializada.
Daniele Alonso, hoje à frente dos negócios, diz que “trata-se de uma adaptação fundamental que impulsionará as vendas, a economia local e continuará mantendo o nível de empregabilidade da empresa”.
Daniele afirma ainda que, “na atual conjuntura onde tudo muda o tempo todo, somos obrigados a buscar uma alternativa diante das adversidades”. Para ela, o processo submete todos os envolvidos a um desgaste intenso, no entanto, “os empresários não podem perder o ‘timing’ porque colocariam em risco não apenas um grupo de colaboradores, mas todos eles”.
Resistindo em meio às dores inevitáveis do crescimento, empresas como a Casa Sol de Marília, vivenciam um momento histórico onde tudo que, até então era considerado normal no mundo dos negócios, será substituído pela necessidade de atendimento imediato, qualidade dos produtos, preço acessível e sustentabilidade da empresa.
Tais cobranças, para empresários como Daniele, que apesar da tecnologia ainda acredita que cuidar das pessoas é sua maior missão, significam um campo fértil para o crescimento e infinitas possibilidades. O que seria assustador e ousado demais para alguns, transforma-se em uma corrida contra o tempo que exige resistência, muita criatividade e um comprometimento total com as ideias apresentadas ao consumidor.
“A modernidade determina nosso ritmo e a Casa Sol não perdeu o trem que leva à era da transformação, pelo contrário, já embarcamos nele e não enxergamos limites para nosso crescimento e de todos aqueles que fazem e farão parte do nosso projeto. Para nós, o futuro já começou”, finaliza Daniele Alonso.