Desde 2014, mais de 60000 artigos.
,/2021

Casa do BBB 21: como a decoração influencia nossas emoções

Coluna
30 de março de 2021

Área externa da casa do BBB 21 (Foto: Divulgação)

Nas últimas edições do BBB a decoração é sempre um ponto comentado. Tudo ali dentro é criado com a intenção de gerar um jogo dinâmico, inclusive a composição dos espaços.

Eles fogem do minimalismo e da harmonia entre cores e ambientes, o que deixa a casa pesada e contribui para o clima de tensão. Até porque transmitir tranquilidade não é o forte do reality.

Sala do BBB 21 (Foto: Divulgação)

A decoração da casa não é nada óbvia. Mistura elementos e estilos completamente diferentes. Abusa das cores primárias e tons fortes e isso tem grande influência no dia a dia dos participantes.

Elas podem estabelecer o equilíbrio e a harmonia entre o corpo, a mente e as emoções ou contribuir para um desequilíbrio total.

Os ambientes não possuem janelas (não tem luz natural), a iluminação no tom amarelado, que é a ideal pra dar mais conforto, não está presente. Existe apenas um tom, branco, e praticamente não vemos plantas pela casa (só alguns participantes hahaha).

Cozinha da casa mais vigiada do Brasil (Foto: Divulgação)

Quando pensamos em aconchego, bem-estar, descanso, pensamos no oposto de tudo que vemos lá.

Todos esses elementos friamente calculados interferem nas percepções e nos sentimentos dos confinados. Eles alteram o humor, a produtividade, o sono, causam angústia, ansiedade e estresse. Como se não bastasse o estresse de estar confinado e sendo vigiado 24h!

Quarto cordel (Foto: Divulgação)

Na casa do BBB todos os elementos são pensados com um propósito, são uma estratégia do jogo. Nos projetos mais convencionais, residências, imóveis comerciais, esses pontos são elaborados conforme as necessidades dos moradores ou usuários.

Profissionais da área podem ajudar você a encontrar o equilíbrio para o seu ambiente e consequentemente o seu estado de espírito, seja dentro do trabalho ou em casa. A decoração influencia diretamente nossas emoções.

Conheça meu trabalho através do @studiogrena.arquitetura e @carolaltizani_arquiteta no Instagram.

Área externa da casa do BBB 21 (Foto: Divulgação)

Outra vista da cozinha (Foto: Divulgação)

Área para os participantes se maquiarem (Foto: Divulgação)