MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
qui. 14 nov. 2019

Capoeira: arte afro-brasileira também está presente nos Jogos Abertos

por Amanda Brandão

Mestre Pereira, técnico da seleção de Marília, explica os benefícios da modalidade; esporte é disputado há 17 anos no torneio. (Foto: Divulgação)

Presente nos Jogos Abertos do Interior desde 2002, a capoeira tem posição de destaque no Brasil. A afirmação é do técnico da seleção de Marília Edvaldo Pereira dos Santos – mais conhecido como Mestre Pereira – que estreou na quarta-feira,13, no campeonato com o objetivo de conquistar medalhas nas categorias peso leve, médio, médio pesado e pesado.

Com duas divisões: angola e regional, a arte de origem afro-brasileira é, segundo o técnico, o esporte que mais trabalha a questão social no país, oferecendo oportunidades a crianças, jovens e adultos em situações de vulnerabilidade. “Só perdemos mesmo para o futebol, que ocupa o primeiro lugar”, revela.

Para o técnico, a introdução da capoeira no âmbito esportivo é de extrema importância, já que oferece a oportunidade do atleta realizar networking com atletas, técnicos e árbitros e tentar uma vaga em seleções regionais, nacionais e internacionais. “Os Jogos Abertos do Interior é um exemplo disso. Competi como atleta por 11 anos, fui medalhista em todas as edições e sou técnico há alguns anos”.

(Foto: Divulgação)

Além das vantagens esportivas, segundo Edvaldo a capoeira também traz inúmeros benefícios a saúde. “Devido à sua característica multifacetada, que mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos, ela ajuda a liberar o estresse, trabalha todo o corpo, estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético, promove maior flexibilidade, coordenação e estimula o respeito pelo próximo”.

De acordo com o atleta Marco Aurélio de Macedo Galvão, que, este ano, competiu pela primeira vez nos JAI e pratica a modalidade há sete, o esporte atende a todos os públicos e faixas etárias. “Conheço pessoas que começaram a atividade já com 40 e até 70 anos. Não há restrições, só precisa ter interesse pelo exercício e vontade de aprender”.

Nos dias atuais, existem inúmeros profissionais especialistas no treinamento de capoeira para crianças, atletas, terceira idade, dentre outros. Além das academias e centros esportivos da cidade, também há materiais didáticos que ensinam como começar a praticar o esporte.

(Foto: Divulgação)

PREMIAÇÃO

Ontem, dia 13/11, durante os períodos da manhã e tarde, 12 seleções femininas e 10 masculinas, disputaram a modalidade no Cristo Rei. As rodadas resultaram em dois campões: na 1ª. divisão venceu a equipe de Piracicaba (Feminino) e São José do Rio Preto (Masculino).

Já na 2ª. divisão, quem venceu o feminino foi Guarujá e o masculino, Franca. As equipes de Marília iniciaram as partidas com dois atletas a menos, que estavam lesionados, e encerraram a competição em 7º lugar no feminino e 10º no masculino na 1ª. divisão.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
  • 2
    Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
  • 3
    ‘Salvamos um. Quando pensamos que íamos tirar outro, o extintor acabou’
  • 4
    Veja as imagens do acidente aéreo que matou duas pessoas em Marília

Escolhas do editor

DESASTRE AÉREO
Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HCCuritibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
TRAGÉDIA
Polícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em MaríliaPolícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em Marília
Polícia Civil inicia investigação sobre causa da queda de avião em Marília
Descontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagensDescontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagens
Descontaço Azul Viagens oferece até 30% de desconto em pacotes de viagens
DESASTRE NA AABB
Marília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreoMarília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreo
Marília e Jales se despedem das vítimas do acidente aéreo

Últimas notícias

Curitibano, jovem sobrevivente de queda de avião recebe alta do HC
Operação prende três suspeitos de integrar quadrilha que roubou fazenda em Garça
Comissão do Senado aprova novo piso salarial de médicos e dentistas
Conab: produção de grãos pode chegar a 358,6 milhões de toneladas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie