Desde 2014, mais de 59000 artigos.
,/2021

Caoim tenta identificar alunos que estão acima do peso

Cidade
10 de junho de 2021

Atendimento com profissional (Foto: Divulgação)

O Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília (Caoim) realiza trabalho em parceria com as escolas municipais – dentro do projeto Programa Saúde na Escola (PSE) -, com o objetivo de estabelecer a manutenção da saúde dos alunos e do peso adequado, incentivar a prática da boa alimentação e da atividade física, garantindo assim o desenvolvimento infantil saudável, promovendo a saúde das crianças e seus familiares.

Essa ação englobará crianças de seis a onze anos, matriculadas nas escolas municipais e estaduais, inseridas no projeto.

Será enviado, através das professoras da rede municipal e estadual, um formulário para os responsáveis, solicitando as informações sobre os alunos do ensino infantil 2 e do fundamental, como nome, escola, turma, altura e peso.

Os responsáveis deverão preencher o formulário, no prazo estabelecido por cada escola e, em seguida, reenviá-lo. Com os dados coletados, o Caoim fará o diagnóstico individualizado de cada criança, classificando assim, cada uma delas.

Aluno tem peso aferido (Foto: Divulgação)

As crianças, que apresentarem alteração de peso, receberão convite para participar do tratamento, conforme desejo da família/responsáveis. O Caoim trabalha com crianças e adolescentes que apresentem diagnóstico de sobrepeso ou obesidade, dos seis aos 17 anos.

O centro especializado recebe encaminhamento de unidades de saúde (ESFs e UBS) e, posteriormente, a equipe entra em contato para agendamento de consulta que, em tempo de pandemia, é individualizada, com os retornos conforme o cronograma do tratamento.

Para matrícula, é preciso comparecer ao Caoim com o cartão SUS da criança ou adolescente e também do responsável, que o acompanhará em todo o tratamento, ao longo de um semestre.

Criança passa por atendimento psicológico (Foto: Divulgação)

Com uma equipe que inclui médica, enfermeira, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicóloga, projeto tem o foco de melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças e mudanças de hábitos alimentares, melhorar o vínculo familiar, diminuir o tempo em eletrônicos e estimular práticas de brincadeiras e exercícios físicos.

Em nota técnica, a equipe defende que “é um período de desenvolvimento da consciência sobre o nosso corpo, interação social, bem-estar, aprendizado sobre os alimentos e a sua relação com nossa saúde, entre outras oportunidades. É um treinamento para a qualidade de vida e escolhas conscientes e saudáveis”, destaca.

O Caoim está situado na rua 9 de Julho, 395, próximo ao antigo endereço da UBS Cascata. O telefone para contato é o (14) 3454-6618.