MN Logo

11 anos. Mais de 97 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
seg. 12 maio. 2025
COMÉRCIO POPULAR

Camelôs protestam após reintegração da ferrovia para a Rumo

Justiça de Marília determinou reintegração de posse do antigo pátio ferroviário à concessionária.
por Rodrigo Viudes
Camelôs fizeram manifesto pacífico em frente ao Paço Municipal (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Camelôs que atuam no antigo pátio ferroviário de Marília fizeram manifesto pacífico em frente ao Paço Municipal, no Centro de Marília, na manhã desta segunda-feira (12), em busca de apoio da administração municipal.

Eles levaram cartazes em que pediam “solução” para a “estação cultural”, em referência ao projeto social instalado em 2019 na antiga área de embarque e desembarque de passageiros, após a desativação do serviço ferroviário, em 2001.

Com o tempo, no entanto, a proposta inicial de utilização do espaço para intervenções culturais acabou transformada em uma espécie de continuidade irregular do camelô ao lado com instalação de dezenas de boxes sobre os trilhos.

REINTEGRAÇÃO DE POSSE

O manifesto acontece menos de uma semana após decisão da Justiça de Marília favorável de reintegração de posse à concessionária Rumo Malha Paulista S.A, que administra o trecho ferroviário que atravessa a cidade.

Justiça de Marília determinou a reintegração de posse de área ferroviária ocupada por camelôs (Foto: Arquivo)

Na decisão, o juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, diz que a invasão impede “a melhoria da infraestrutura logística necessária para o escoamento da produção agrícola paulista para o Porto de Santos.”

Desde julho de 2024, a Rumo tem feito a limpeza de todo o trecho visando futura reativação por força de renovação contratual, prevista para 2028. Semana passada, a Prefeitura de Marília notificou a empresa para que faça capinação, sob pena de multa.

NOVO LOCAL

O risco iminente de despejo e posterior retirada das lojas instaladas sobre a ferrovia levou os camelôs a recorrerem, outra vez, à Prefeitura de Marília. “A gente só quer trabalhar”, afirmou o comerciante Márcio Rogério Ferreira.

O vice-prefeito, Rogério Aparecido da Graça, o Rogerinho (PP), atendeu os manifestantes. Segundo apurou o Marília Notícia, o governo municipal estuda uma nova área para remanejar os boxes em situação irregular.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    ‘Fica em cima, procura onde está, o que está fazendo’, apela pai de jovem assassinado
  • 2
    Trio é preso após tentar furto em loja de conveniência 24h em Marília
  • 3
    Área com homicídio e domínio do tráfico tem operação policial nesta quinta-feira
  • 4
    Idoso morre no Hospital das Clínicas em Marília depois de cair de telhado

Escolhas do editor

PROJEÇÃO
IPC Maps prevê crescimento de 10,25% no consumo em MaríliaIPC Maps prevê crescimento de 10,25% no consumo em Marília
IPC Maps prevê crescimento de 10,25% no consumo em Marília
SAÚDE
Prefeitura autoriza reforma da USF Parque dos Ipês, na zona sul de MaríliaPrefeitura autoriza reforma da USF Parque dos Ipês, na zona sul de Marília
Prefeitura autoriza reforma da USF Parque dos Ipês, na zona sul de Marília
LEGISLATIVO
Justiça Eleitoral suspende recontagem de votos para a CâmaraJustiça Eleitoral suspende recontagem de votos para a Câmara
Justiça Eleitoral suspende recontagem de votos para a Câmara
SANTO ANTONIO
Paróquia celebra ‘santo casamenteiro’ com missas e bênção de pãesParóquia celebra ‘santo casamenteiro’ com missas e bênção de pães
Paróquia celebra ‘santo casamenteiro’ com missas e bênção de pães

Últimas notícias

Acesso à educação avança no Brasil, mas sem atingir maioria das metas
Brasil condena ataque de Israel contra o Irã: ‘violação de soberania’
Ex-ministro do Turismo Gilson Machado é preso pela Polícia Federal em Recife
Prefeito Vinicius afirma que vai apresentar solução para camelôs em 30 dias

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie