MN Logo

11 anos. Mais de 96 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil
qua. 19 mar. 2025
DIREITOS HUMANOS

Batizado Brasil que Cuida, Plano Nacional de Cuidados sairá em breve

Secretária Laís Abramo detalhou informações do plano.
por Agência Brasil

Definido como instrumento de implementação da Política Nacional de Cuidados, sancionada em dezembro de 2024, o Plano Nacional de Cuidados (Lei 15.069 de 2024) será batizado Brasil que Cuida e terá como slogan Cuidar é o trabalho que sustenta o mundo.

As informações foram detalhadas nesta quarta-feira (19) pela secretária nacional de Política de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Laís Abramo.

“O plano está quase pronto para ser lançado. Esperamos que seja brevemente.”

Durante o seminário Trabalho, Cuidado e Parentalidades, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Brasília, a secretária destacou que o plano será composto por cinco grandes áreas ou eixos:

  • garantia de direitos e promoção de políticas para quem necessita de cuidados e para quem cuida de forma não remunerada;
  • promoção da compatibilização entre o trabalho remunerado, a educação e as necessidades familiares de cuidados;
  • promoção do trabalho decente para trabalhadoras domésticas e do cuidado remunerado;
  • políticas para reconhecimento e valorização do trabalho de cuidado e das diferentes formas culturais de sua expressão, bem como para transformação cultural rumo a uma divisão social, racial e de gênero mais justa dos cuidados;
  • governança e gestão do plano.

A estrutura de governança prevista, segundo Laís, inclui um comitê estratégico, com participação do governo federal, sociedade civil e representações de governos estaduais e municipais, além de um comitê-gestor com participação do governo federal.

Algumas propostas em discussão são:

  • extensão da cobertura e ampliação da jornada em creches e instituições de educação infantil;
  • cuidotecas de atenção familiar, que constituem em salas de cuidado para filhos de mães e pais estudantes e trabalhadores em períodos que excedam a jornada escolar;
  • serviços de atenção domiciliar a pessoas idosas e com deficiência;
  • centros dia para pessoas idosas e pessoas com deficiência;
  • lavanderias coletivas, restaurantes populares, cozinhas solidárias e comunitárias e hortas comunitárias, serviços que diminuam o tempo dedicado ao cuidado indireto;
  • formação sobre cuidados para cuidadores não remunerados, trabalhadores domésticos e do cuidado remunerado, além de outras profissões do cuidado;
  • formação sobre cuidados para gestores federais, estaduais e municipais;
  • fortalecimento das estratégias de prevenção e erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo nos setores de cuidados;
  • campanha nacional de valorização do trabalho de cuidados e das cuidadoras e de promoção da corresponsabilização social e de gênero pelo trabalho de cuidados.

“Neste momento, estamos finalizando os últimos detalhes do plano. Tem a ver, evidentemente, com o fato de o orçamento do governo federal não ter sido aprovado até agora”, explicou a secretária.

Ainda segundo Laís, quando o plano for lançado, será aberto um processo de adesão para estados e municípios. Está prevista, inclusive, a possibilidade de que estados e municípios desenvolvam suas políticas próprias: “alguns já estão fazendo isso”.

ENTENDA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em dezembro do ano passado, a Lei 15.069, de 2024, que estabelece a Política Nacional de Cuidados. A norma prevê a garantia do direito ao cuidado e estabelece a corresponsabilidade social entre Estado, família, setor privado e sociedade civil.

Entre os principais objetivos está a integração de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, educação e direitos humanos, com a intenção de garantir acesso de qualidade ao cuidado.

A lei também visa conciliar o trabalho remunerado com as necessidades de cuidado, incentivando a colaboração do setor privado e da sociedade civil.

Outro ponto trata da promoção do trabalho decente para os trabalhadores do cuidado, especialmente nas famílias. A política busca ainda redistribuir o trabalho de cuidado que, tradicionalmente, recai sobre as mulheres.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Encontro de corpo na zona oeste tem perícia inconclusiva e mistério
  • 2
    Corpo de idoso é encontrado com ferimentos e DIG investiga homicídio
  • 3
    Carro tomba após colidir com caminhão e Contorno volta a travar em Marília
  • 4
    Mulher tem o rosto desfigurado em violência doméstica na zona norte de Marília

Escolhas do editor

TENDÊNCIA
Febre do momento, bebês reborn são fabricados em MaríliaFebre do momento, bebês reborn são fabricados em Marília
Febre do momento, bebês reborn são fabricados em Marília
VILA JARDIM
Encontro de corpo na zona oeste tem perícia inconclusiva e mistérioEncontro de corpo na zona oeste tem perícia inconclusiva e mistério
Encontro de corpo na zona oeste tem perícia inconclusiva e mistério
FERROVIA
Defensoria Pública pede à Justiça que camelôs sejam mantidos no CentroDefensoria Pública pede à Justiça que camelôs sejam mantidos no Centro
Defensoria Pública pede à Justiça que camelôs sejam mantidos no Centro
VIOLÊNCIA
Jovem leva facada na nádega, diz desconhecer autor e recusa ajuda da políciaJovem leva facada na nádega, diz desconhecer autor e recusa ajuda da polícia
Jovem leva facada na nádega, diz desconhecer autor e recusa ajuda da polícia

Últimas notícias

Febre do momento, bebês reborn são fabricados em Marília
Encontro de corpo na zona oeste tem perícia inconclusiva e mistério
Defensoria Pública pede à Justiça que camelôs sejam mantidos no Centro
Jovem leva facada na nádega, diz desconhecer autor e recusa ajuda da polícia

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie