Desde 2014, mais de 51000 artigos.
,/2020

Asilo de Tupã tem sexta morte por Covid-19 confirmada

Regional
17 de julho de 2020

O município de Tupã (75 quilômetros de Marília) confirmou nesta sexta-feira (17) a sexta morte em decorrência do coronavírus, entre os moradores de um asilo local. O cidade registrou nove vítimas fatais na pandemia – apenas três que não envolvem a instituição.

A vítima é uma mulher de 70 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Tupã. No auge do surto, há uma semana, o hospital chegou a internar 12 idosos do mesmo asilo, apenas três em enfermaria.

Para tentar evitar novas contaminações, a Prefeitura transferiu os idosos para o prédio da antiga Clínica Dom Bosco, em uma operação de emergência no final de semana.

Os idosos remanescentes dos 46 (12 já estavam internados) foram testados e separados, conforme a condição de saúde. Nas testagens, nove funcionários positivos foram identificados e colocados em isolamento domiciliar.

Segundo a prefeitura, a estrutura hospitalar foi ampliada na cidade e a Santa Casa tem alas específicas para atender pacientes da Covid-19. São 20 leitos clínicos e 15 leitos intensivos para as vítimas da doença. A Unidade de Pronto Atendimento local tem dois leitos com respiradores.

A partir deste sábado (18) e até o próximo dia 25 entra em vigor decreto do prefeito Caio Aoqui (PSD), que impede atendimento presencial em bares e restaurantes, proíbe a entrada de menores de 12 anos em supermercados e volta a fechar igrejas em Tupã.

Vale lembrar que a cidade obteve liminar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e, desde maio, tem autonomia para definir as medidas de contenção do coronavírus, independente do Plano SP. A cidade tem 163 casos positivos de Covid-19.