MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 16 nov. 2022

AMTU volta a recomendar o uso de máscaras nos ônibus

por Michele Correia

Uso de máscara no transporte público volta a ser recomendado (Foto: Divulgação)

A Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU) informa que as empresas Sorriso e Grande Marília – responsáveis pela concessão do serviço municipal – voltaram a recomendar o retorno do uso de máscara a todos os funcionários. A medida, no entanto, não é obrigatória.

As empresas seguem as orientações das autoridades de Saúde do Estado de São Paulo, que voltaram a indicar (mas não a obrigar) o uso da proteção dentro dos veículos.

A entidade representativa pontua ainda que mantém desde o início da pandemia as mesmas medidas preventivas e de combate ao coronavírus.

“As duas empresas nunca deixaram de sanitizar todos os seus veículos e ofertar álcool gel e máscaras aos motoristas e funcionários. Os passageiros também vão receber orientações de recomendação do uso de máscara e a apesar de fornecer as máscaras aos motoristas, o uso é apenas recomendado e não obrigatório, até o momento”, diz a AMTU.

Em nota, o Governo do Estado explicou na semana passada que a Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde (SCPDS) decidiu emitir um alerta para o aumento expressivo na transmissão do novo coronavírus em São Paulo.

Nas últimas duas semanas, o Conselho Gestor (antigo Comitê Científico) da pasta estadual identificou uma alta de 50% nas internações por Covid-19 em leitos de enfermaria dos hospitais e de 56% nas internações de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva.

Embora seja um aumento significativo, o comitê destaca que o número de pessoas internadas pela Covid ainda é bem inferior aos números observados em ondas anteriores. Circulam atualmente diversas subvariantes da variante ômicron, incluindo a confirmação de casos e óbito por infecção pela subvariante BQ1.

O Conselho Gestor da SCPDS apresenta as seguintes recomendações:

  • reforçar a necessidade de que todos os adultos com mais de 18 anos recebam as doses de reforço das vacinas. Ainda são dez milhões de adultos que não tomaram a primeira dose de reforço e 7 milhões sem a segunda dose de reforço;
  • reforçar a necessidade de aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes. Tem sido observado aumento de internações nesse grupo populacional, e a vacinação é necessária e segura para proteger as crianças e adolescentes;
  • reforçar a necessidade de disponibilidade de tratamento com antivirais a pessoas com Covid que apresentem sintomas leves ou moderados, especialmente nos grupos vulneráveis para evitar quadros graves que possam levar a internação e eventualmente a perda de vidas;
  • recomendar a utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, como transporte público, e reforçar a necessidade de uso de máscaras em serviços de saúde, incluindo farmácias, onde há maior probabilidade de pessoas sintomáticas procurarem testagem e medicamentos sintomáticos para quadros gripais;
  • recomendar o uso de máscaras para os grupos populacionais mais vulneráveis, incluindo os mais idosos e pessoas com comorbidades.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
  • 2
    Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
  • 3
    ‘Salvamos um. Quando pensamos que íamos tirar outro, o extintor acabou’
  • 4
    Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião

Escolhas do editor

Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortosAvião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
Avião cai ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
LUTO
Polícia identifica vítimas da queda de avião em MaríliaPolícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
Polícia identifica vítimas da queda de avião em Marília
Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de aviãoVídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião
Vídeo mostra desespero e mobilização após queda de avião
CORTE ELEITORAL
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior EleitoralMinistro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral

Últimas notícias

Seis atletas do Nikkey Marília são convocadas para a Seleção Brasileira de Softbol
Marília inicia reestruturação da rede de atendimento à população em situação de rua
Biblioteca Municipal recebe 72ª edição do Janela Literária neste sábado
Marília promove ação de conscientização contra o trabalho infantil

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie