MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 29 dez. 2020

Amazonas volta a bater recorde de internações

por Agência Estado

O Amazonas voltou a bater recorde de internações pelo novo coronavírus em um único dia, no domingo, 27, com 95 novas hospitalizações. É o maior número de internações em um dia desde maio, quando foram registradas 82 hospitalizações. O Estado chegou a anunciar medidas mais restritivas para o comércio para conter a transmissão do vírus, mas recuou após protestos do setor. O governo cogita também abrir um novo hospital de campanha para dar conta da demanda.

Segundo o boletim diário da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), houve aumento de 61% no número de internados, entre os dias 1º e 25 de dezembro. Para abrir novos leitos para pacientes, a Secretaria de Estado de Saúde tem reorganizado as unidades da rede pública.

Atualmente, o hospital de referência Delphina Aziz, em Manaus, opera com mais de 92% dos leitos de UTI destinados à covid-19 ocupados. Nos próximos dias, o número de leitos vai aumentar ainda mais e deve chegar a 150. Além disso, os hospitais 28 de Agosto e Platão Araújo também passaram a ter leitos destinados a pacientes com coronavírus.

Já os pacientes de outras doenças que estavam internados nesses hospitais foram realocados para o Hospital e Fundação Adriano Jorge, Hospital Universitário Getúlio Vargas, além de outras unidades incluídas no planejamento. A previsão é de que, nos próximos 20 dias, a rede pública de saúde receba maior pressão, e um novo pico da pandemia já é esperado.

O governo do Amazonas já discute, inclusive, a possibilidade de implantar um novo hospital de campanha em parceria com o governo federal para ampliar o atendimento. O Estadão entrou em contato com a SES-AM para saber mais detalhes sobre essa medida, mas ainda não obteve retorno.

Além do hospital de campanha, o Estado também pretende credenciar novos leitos na rede privada para atender à demanda da rede pública, embora os principais hospitais particulares já tenham comunicado oficialmente que estão com 100% dos leitos ocupados.

De acordo com o chefe da Infectologia da Unesp, Alexandre Barbosa, o índice de propagação do coronavírus está alto e já é praticamente igual ao dos primeiros meses da pandemia. O principal fator é o descumprimento das medidas de proteção: evitar aglomerações, além do uso de máscaras e do álcool em gel.

“Uma hora ou outra, a conta chega. Quanto mais aglomerações, mais pessoas próximas – sem uso de máscara, é mais fácil a transmissão. O R, que é o índice de transmissão, está praticamente igual ao que a gente viu nos primeiros meses. Essa situação no Amazonas é o reflexo da banalização das regras de prevenção, que infelizmente acontece no Brasil e que vai nos levar a um número maior de óbitos”, disse.

O Amazonas chegou a 196.436 casos confirmados e o total de óbitos aumentou para 5.190, de acordo com boletim divulgado no último domingo, 27.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Menina de três anos é encontrada sozinha em casa com pulgas pelo corpo
  • 2
    Grave acidente com moto deixa dois feridos na Via Expressa
  • 3
    Câmera capta movimentação em acidente que deixou dois feridos
  • 4
    Idoso luta pela vida no HC, mas morre vítima de acidente com andaime em Marília

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Homem morre após ser esfaqueado em briga de bar na zona sul de MaríliaHomem morre após ser esfaqueado em briga de bar na zona sul de Marília
Homem morre após ser esfaqueado em briga de bar na zona sul de Marília
PAULISTA A3
MAC inicia disputa pelo título com Abreuzão lotado nesta quarta-feiraMAC inicia disputa pelo título com Abreuzão lotado nesta quarta-feira
MAC inicia disputa pelo título com Abreuzão lotado nesta quarta-feira
DESTAQUE INTERNACIONAL
Canaã Capital representa Marília em Nova York após premiação da XPCanaã Capital representa Marília em Nova York após premiação da XP
Canaã Capital representa Marília em Nova York após premiação da XP
TRÂNSITO
Câmera capta movimentação em acidente que deixou dois feridosCâmera capta movimentação em acidente que deixou dois feridos
Câmera capta movimentação em acidente que deixou dois feridos

Últimas notícias

Homem sem identificação é encontrado com suspeita de intoxicação e morre no HC
Mutirão do emprego oferece 70 vagas em parceria com Tauste em Marília
Santa Casa completa 97 anos com evento e apoio do poder público em Marília
Homem morre após ser esfaqueado em briga de bar na zona sul de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie