MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 17 jul. 2021

Projeto em Marília valoriza a segurança alimentar

por Carolina Rolta

(Arte: Divulgação)

Trabalhar a favor da natureza e não contra ela, associar cultivos agrícolas com florestais, recuperar os recursos ao invés de explorá-los e incorporar conceitos ecológicos ao manejo de agroecossistemas são algumas das características desenvolvidas através do Projeto AgroFloresta.

Esse trabalho vem sendo desenvolvido em Marília pelo ambientalista e agente da pastoral da Terra CPT – Marília, Diego Tramarim, sob coordenação e apoio técnico do ativista ambiental André Luiz Lima, em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de recuperar áreas degradadas, ao evitar processos erosivos e equilibrar a recuperação da vegetação nativa com a segurança alimentar e nutricional.

Segundo Cassiano Rodrigues Leite, chefe do Meio Ambiente, este é um caminho sem volta, que envolve segurança alimentar e cuidados ambientais.

Trabalho ambiental (Foto: Divulgação)

“Agroflorestas promovem maior diversidade biológica e resiliência ecológica, e contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) elaborados pela ONU, que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. As principais vantagens frente à agricultura convencional são a recuperação da fertilidade dos solos, com redução de erosão, aumento da infiltração de água, e consequentemente, a conservação de rios e nascentes”, explica Leite.

Ainda de acordo com o chefe do Meio Ambiente, o serviço favorece também o aumento da diversidade de espécies, ao privilegiar o controle natural de pragas e doenças. “Essa integração entre floresta, agricultura e criação de animais oferece um caminho para enfrentar os maiores desafios do planeta, incluindo a degradação de solos agricultáveis e as mudanças climáticas, mitigando o risco de colapso dos sistemas produtivos”, destaca.

O coordenador AgroFloresta em Marília aponta que os alimentos produzidos pela agricultura industrializada têm cada dia menos nutrientes devido ao empobrecimento das terras, às sementes ‘melhoradas’, colheitas prematuras e a distância entre produção e consumo.

Prática no campo (Foto: Divulgação)

“Quando a comida é um negócio, desaparecem a cultura camponesa e o emprego, o campo e a cidade se dão as costas, se destrói a biodiversidade e a fertilidade da terra, e aumenta a contaminação do ar, da água, da terra e dos alimentos, produzindo doenças e epidemias. A prática da agrofloresta recupera antigas técnicas de povos tradicionais de várias partes do mundo, unindo a elas o conhecimento científico acumulado sobre a ecofisiologia das espécies vegetais, e sua interação com a fauna”, pontua Tramarim.

Diego explica ainda que o projeto utiliza, além de técnicas que recuperam a vegetação nativa, sementes crioulas, “o que podemos definir como uma herança de sabedoria que recebemos de nossos ancestrais, que guardam em si a riqueza natural das nossas terras e, por essa razão, devem ser preservadas e disseminadas. Minha preocupação é conservar esta herança para as gerações futuras, resgatar o que se perdeu. Cada semente tem uma história.”

O AgroFloresta ultrapassa os aspectos produtivos, articulando aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ambientais que envolvem a produção de alimentos, bem como busca influenciar o consumo responsável de alimentos favorecendo a saúde da população.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar mulher a tiros no Parque dos Ipês vai a júri, decide a Justiça
  • 2
    Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos
  • 3
    Jovem sem habilitação é detido após perseguição em alta velocidade na zona sul
  • 4
    Adolescente é detido após tentar furtar chinelo em mercado de Marília

Escolhas do editor

ESTACIONAMENTO ROTATIVO
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MPCobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliárioMoob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
SECRETARIAS
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em MaríliaSaúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
GOVERNO FEDERAL
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidadeAGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade

Últimas notícias

Acusado de matar mulher a tiros no Parque dos Ipês vai a júri, decide a Justiça
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Jovem sem habilitação é detido após perseguição em alta velocidade na zona sul
Ciclovia de Avencas avança e entra em nova fase das obras em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie