MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qui. 27 mar. 2025
ÁGUA E ESGOTO

Ação contra concessão do Daem chega ao Supremo Tribunal Federal

STF, no entanto, negou pedido protocolado pela Matra; para Corte, processo foi juridicamente legal.
por Alcyr Netto
STF confirmou legalidade de concessão do Daem para a concessionária RIC Ambiental (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou a reclamação apresentada pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Marília Transparente (Oscip Matra) contra a concessão do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) para a concessionária RIC Ambiental. A decisão do ministro Nunes Marques entende não haver irregularidade na legislação que autorizou o processo.

A Matra alegava que a Lei Complementar Municipal nº 938/2022, que permitiu a concessão, seria inconstitucional por criar a Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae) sem observância de requisitos exigidos pelo STF em ações anteriores.

A entidade representativa sustentava que a agência reguladora não possuía independência administrativa e financeira, estrutura colegiada de decisão, mandatos fixos para seus dirigentes e mecanismos de quarentena para evitar conflitos de interesse.

No entanto, o STF concluiu que a referida lei apenas reestruturou o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), que já existia como autarquia municipal desde 1993, atribuindo-lhe a função de agência reguladora. O ministro Nunes Marques destacou que a Constituição Federal exige a criação de autarquias por lei, mas permite sua reestruturação por lei complementar, o que – segundo o magistrado – teria ocorrido no caso de Marília.

Além disso, o do STF entendeu que a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que negou a suspensão da concessão, não afrontou precedentes da Corte em ações de inconstitucionalidade anteriores.

O ministro ressaltou que a legalidade do contrato de concessão ainda será analisada de forma mais aprofundada, mas que, no momento, não há motivo para suspender o processo. Com a decisão, a concessão dos serviços de água e esgoto em Marília segue válida.

INTERVENÇÃO

A Prefeitura de Marília, alegando problemas no serviço prestado pela RIC Ambiental, decretou uma intervenção na concessionária. A empresa entrou com recurso, pedindo que uma liminar fosse decidida pela Justiça de Marília, impedindo a continuidade da intervenção.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) já se manifestou favorável ao pedido da RIC Ambiental. O caso está ‘concluso para sentença’ e a liminar pode ser julgada nos próximos dias.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher fica gravemente ferida em acidente no Centro; imagens impressionam
  • 2
    Ex-jogador Ronaldinho Gaúcho é anunciado em jogo de craques no Abreuzão
  • 3
    Polícia Civil de Marília deflagra operação e cumpre nove mandados
  • 4
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio

Escolhas do editor

SUS
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em MaríliaHC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionadosAzul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
ÁGUA E ESGOTO
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de MaríliaRIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília
PODER JUDICIÁRIO
Justiça marca audiência em caso que envolve secretária da EducaçãoJustiça marca audiência em caso que envolve secretária da Educação
Justiça marca audiência em caso que envolve secretária da Educação

Últimas notícias

Carro desgovernado atinge veículo e invade calçada na Brigadeiro; homem fica ferido
Justiça marca nova audiência sobre retirada de camelôs da ferrovia
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie