MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
sex. 18 out. 2024
INFÂNCIA
RAMON FRANCO

A parábola do boneco de neve

'Até hoje me emociono muito ao recontar essa trama que dei a interpretação de uma parábola.'
por Ramon Franco
História se passa no Polo Norte com um boneco de neve (Imagem: Divulgação)

Já revirei a internet em buscas e pesquisas, mas ainda não consegui localizar o nome deste filme de animação. Só lembro que assisti na antevéspera de um Natal da minha infância, passada integralmente na casa dos meus pais – aliás, a mesma onde eles vivem até hoje – em Paraguaçu Paulista, a 80 quilômetros daqui de Marília.

Naquele ano, final da década de 1980, o Natal cairia numa terça-feira, então a véspera seria na segunda e a programação de domingo das emissoras foi toda dedicada à temática natalina. Em casa, a TV só pegava 5 canais: Bandeirantes – que quase ninguém via – SBT, Manchete, Cultura e Globo. ‘Bambalalão’ passava na Cultura, na Bandeirantes tinha desenhos antigos, o do Space Ghost era o meu preferido. Na Globo, via novelas e o Jornal Nacional.

Lembro, por exemplo, da notícia da morte do poeta Carlos Drummond de Andrade e o que marcou foi que na matéria informaram que poucos meses antes sua filha havia falecido. O SBT era ver o Silvio Santos, a ‘Sessão das Dez’ e também o Gugu. E foi na programação de Natal daquele ano, no SBT, que assisti a uma animação. No dia, o desenho me causou profunda tristeza e, mais tarde, me trouxe um grande – e verdadeiro – ensinamento. A história se passa no Polo Norte, onde um boneco de neve ao querer ver os fogos de artifícios da virada do ano, encantado com tanta luz, vai se afastando do ponto gelado do planeta e se dá conta de duas coisas: 1º, está perdido, e 2º, que, não sabendo voltar, irá descongelar totalmente assim que o sol aparecer.

Pronto, o sofrimento deste bonequinho de gelo – fofinho e inocente – toma conta de toda a animação. Sei que ele consegue a ajuda de pessoas bondosas que o socorreram, até de um garoto que tem um ‘super sopro’ e com este ‘super fôlego’, eles vão conseguir voltar de balão para o Norte.

Até hoje me emociono muito ao recontar essa trama que dei a interpretação de uma parábola. O Cristo ensinava por meio de parábolas, a do Filho Prodígio é perfeita e me ensina quase diariamente. A do boneco de neve aprendi a duras penas, pois algumas vezes, iludido pelos brilhos equivocados de determinadas situações, me afastei de mim mesmo e acabei perdido.

Sorte que sempre existem pessoas que Deus nos coloca no caminho para nos lembrar de quem realmente somos, de onde viemos, para onde iremos e porque vivemos. Muitas histórias tristes acabam se transformando em literatura, em música e em poesia. Semear a vida é também colher aprendizagem. E viver, invariavelmente, não tem como só escolher a parte boa, a parte onde não há sofrimento, nem solidão e nem dor.

O nosso enredo concentra riso, alegria e felicidade sim, contudo vivemos dissabores e tristezas, partidas e muitas perdas. Talvez aquele menino da infância do final dos anos de 1980 ao se emocionar com a inocência que levou o boneco de neve a quase sofrer o descongelamento, possa estar hoje aprendendo algo alusivo ao que “nem tudo aquilo que reluz, é ouro”. Antes de terminar a crônica ainda fiz, sem sucesso, mais uma pesquisa para saber o nome desta animação do bonequinho de neve. Não achei o nome, prometo não desistir da busca.

***

Ramon Barbosa Franco é escritor e jornalista, autor dos livros ‘Canavial, os vivos e os mortos’ (La Musetta Editoriais), ‘A próxima Colombina’ (Carlini & Caniato), ‘Contos do japim’ (Carlini & Caniato), ‘Vargas, um legado político’ (Carlini & Caniato), ‘Laurinda Frade, receitas da vida’ (Poiesis Editora) e das HQs ‘Radius’ (Mustache Comics), ‘Os canônicos’ (LM Comics) e ‘Onde nasce a Luz’ (Unimar – Universidade de Marília), [email protected].

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie