MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 01 nov. 2016

Plano de carreira rouba a cena na Câmara de Marília

por Leonardo Moreno
prefeituracam

Propostas do Executivo geram polêmica na reta final do atual mandato. (Foto: Divulgação)

Mesmo sem ainda ter sido levado à votação, o projeto de lei que cria o plano de cargos e carreiras dos servidores municipais roubou a cena na Câmara de Marília ontem (31), quando foram debatidas seis proposituras – entre elas, a que põe fim à votação secreta para mesa diretora da Câmara.

Servidores municipais encheram a Casa das Leis e cobraram discussão do plano de carreira, há muitos anos esperado pelos funcionários públicos.

A polêmica proposta– cheia de controvérsias – enviada ao Legislativo recentemente, teria sido pouco discutida com o funcionalismo, que será afetado pelas possíveis mudanças. O Executivo diz que seu projeto traz avanços.

Entre outras questões, também chama a atenção a extinção de 129 cargos em comissão prevista no projeto de Vinicius Camarinha (PSB). O fim dos cargos passa a valer apenas a partir do próximo mandato. A questão gerou discussão do atual prefeito com jornalista durante coletiva de imprensa. [leia aqui]

CÂMARA

Na sessão de segunda-feira alguns vereadores se posicionaram em relação ao assunto, arrancando manifestações dos servidores que estavam nos corredores da sessão.

Wilson Damasceno (PSDB), por exemplo, disse que se Vinícius não retirar a proposta pode responder criminalmente. Para ele, o projeto é “totalmente inoportuno” e vai trazer distorções.

“Não tenho dúvida que esta matéria, se ratificada, vai trazer impacto na folha de pagamentos da Prefeitura”, disse Damasceno.

Cícero do Ceasa (PV) também criticou a proposta e disse que “se o prefeito quisesse fazer algo, já teria feito”. “Ao invés de gastar mais dinheiro com um projeto encaminhado às pressas e cheio de distorções para prejudicar o prefeito eleito Daniel Alonso, ele deveria cuidar melhor da educação”, falou Cícero.

Luiz Eduardo Nardi (PR), que compõe a base de Vinícius, também comentou sobre o assunto e disse que deve ser discutido em conjunto com a equipe de transição, assim como a realização do concurso anunciado no dia seguinte ao anúncio do plano de carreira – a qual seria “complementar”.

“Naturalmente há que se ouvir o prefeito eleito e sua equipe”, disse Nardi.

Foi sugerido ainda por mais de um parlamentar que a Fundação Vunesp (Organizadora de Concursos Públicos e Vestibulares da Unesp) realize o concurso. Seria uma forma de garantir a isenção da prova, devido ao respeito que a instituição possui.

Fora os vereadores, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciana Santos, lamentou cargos importantes que devem ser extintos, caso aprovada a proposta de Vinicius, sobretudo nas áreas de assistência social e de minorias.

OUTRAS PROPOSTAS

Entre os projetos em pauta da sessão ordinária, estava a emenda à Lei Orgânica do Município que pretender tornar a eleição da Mesa Diretora da Câmara aberta. Atualmente, a escolha é secreta.

A proposta foi aprovada em primeira discussão e nas próximas sessões volta ao plenário para a segunda discussão. Se aprovada, a medida deve garantir mais transparência no trâmite. [leia mais aqui].

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem reage a assalto e fica ferido no pescoço durante roubo na zona sul
  • 2
    Professor é preso após invadir contramão e provocar acidente alcoolizado
  • 3
    Pé de maconha e droga fracionada levam dois para a prisão na zona norte de Marília
  • 4
    Motorista é preso após ameaçar matar esposa com caco de vidro

Escolhas do editor

CIDADE
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre NóbregaLicitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
CONDOMÍNIOS
História de superação traz a Marília administradora criada em BotucatuHistória de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
História de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregularCâmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Mega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em MaríliaMega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em Marília
Mega Festival da Honda Lago-San oferece bônus e taxa zero em Marília

Últimas notícias

Apesar de derrota, MAC depende de si para garantir vice-liderança no campeonato
Bolsonaro apresenta melhora clínica, mas segue internado em UTI
Prazo para enviar declaração do IR começa na próxima segunda-feira
Mercado financeiro estima redução da Selic em 0,25 ponto esta semana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie