MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
ter. 04 ago. 2026
LEGISLATIVO

Câmara aprova programa de remédios e fim de rua fantasma

Deliberações em plenário aconteceram em primeira sessão ordinária do Legislativo após o recesso parlamentar de julho.
por Rodrigo Viudes
Rua Brasília vai ‘desaparecer’ do meio do campo do Mineirão, conforme redação de lei que persistia desde a década de 1970 (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

Em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (3), a Câmara Municipal de Marília aprovou por unanimidade todos os projetos deliberados no plenário. O ato marcou a retomada das atividades legislativas após o recesso de julho.

Entre os projetos aprovados estão a regularização da área ocupada pelo Estádio Varzeano Nelson Cabrini, conhecido como Mineirão, a alteração de uma lei que autorizou a doação de um terreno para construção de moradia e a criação de um programa que prevê o credenciamento de farmácias privadas para ampliar o acesso a medicamentos da rede municipal.

Farmácias credenciadas

As propostas passaram pelas discussões e votações previstas, com destaque para a criação do Programa de Farmácias Credenciadas de Marília, de autoria do vereador Wilson Damasceno (PL), que busca estabelecer uma alternativa para a retirada de medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos (Remune), quando os produtos não estiverem disponíveis nas unidades de saúde ou farmácias municipais.

A proposta estabelece que medicamentos integrantes da relação municipal poderão ser dispensados por farmácias privadas credenciadas, mediante apresentação de receita médica válida, nos casos de indisponibilidade na rede pública.

O texto aprovado prevê que a nova lei entrará em vigor 180 dias após sua publicação. O prazo cria um intervalo para que o município possa regulamentar o programa e estabelecer as condições necessárias à sua implementação antes do início efetivo da operação.

Fim de ‘rua fantasma’

Também aprovado em primeira e segunda discussões, o projeto de lei nº 131/2026, de autoria da Prefeitura, trata da desafetação e afetação de áreas localizadas no bairro Palmital Prolongamento para regularizar a área ocupada pelo Estádio Varzeano Nelson Cabrini, o Mineirão.

A proposta também altera a Lei nº 915/1960, relacionada à denominação da rua Brasília. Na prática, retira da lei uma continuidade da via que só existia no papel e atravessava o campo ao meio até a rua 16 de Setembro.

Doação de lote

Outra matéria aprovada por unanimidade foi a matéria nº 133/2026, também encaminhado pela Prefeitura, que modifica a Lei nº 8061/2017. A legislação trata da desafetação de um lote de 230 metros quadrados localizado na Quadra R do bairro Professora Liliana de Sousa Gonzaga e autoriza sua doação a Pedro Henrique Borges dos Santos para fins habitacionais.

A alteração está relacionada ao convênio celebrado entre o município e os Rotary Clubs Marília, Marília Leste, Marília de Dirceu, Marília Alto Cafezal, Marília 04 de Abril e Marília Pioneiro, autorizado pela Lei nº 5072/2001. O texto estipula prazo de 10 anos para eventual comercialização.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Leia mais

EDUCAÇÃO
Prefeitura prevê inauguração da Emei Altos do Palmital para setembroPrefeitura prevê inauguração da Emei Altos do Palmital para setembro
Prefeitura prevê inauguração da Emei Altos do Palmital para setembro
CENÁRIO CULTURAL
Marília Dance Festival consolida cidade como polo nacional de eventos de dançaMarília Dance Festival consolida cidade como polo nacional de eventos de dança
Marília Dance Festival consolida cidade como polo nacional de eventos de dança
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem é preso após agredir e ameaçar de morte o próprio pai de 75 anos em MaríliaHomem é preso após agredir e ameaçar de morte o próprio pai de 75 anos em Marília
Homem é preso após agredir e ameaçar de morte o próprio pai de 75 anos em Marília
RACISMO
Justiça condena dono de construtora por injúria e ameaça após chamar arquiteto de macacoJustiça condena dono de construtora por injúria e ameaça após chamar arquiteto de macaco
Justiça condena dono de construtora por injúria e ameaça após chamar arquiteto de macaco
GERAL
Brasil registra mais de 1,8 milhão de acidentes de trabalho desde 2023Brasil registra mais de 1,8 milhão de acidentes de trabalho desde 2023
Brasil registra mais de 1,8 milhão de acidentes de trabalho desde 2023
DADOS DE SAÚDE
Marília participa da pesquisa nacional da Saúde com visitas até novembro de 2026Marília participa da pesquisa nacional da Saúde com visitas até novembro de 2026
Marília participa da pesquisa nacional da Saúde com visitas até novembro de 2026

Mais lidas

  • 1
    MN TV: Arma falha durante execução de vítima em bar na zona sul
  • 2
    Polícia localiza bicicleta que teria sido usada por Guilherme Romero antes de desaparecer
  • 3
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 4
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

MN TV: De Marília para a Europa; investigação revela rota de tráfico internacional
Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie