Acredite: você não deve tomar café pela manhã
Nada barra o poder da cafeína de manhã. Já no primeiro gole de café, sua sonolência começa a ser substituída por uma mente focada e pronta para produzir. Bem, mais ou menos.
Para muitos de nós, o pensamento de acordar e não tomar café é um suplício, mas de acordo com pesquisas recentes, o impulso recebido por essa bebida milagrosa pode ser na verdade um mito. Além disso, parece que não faz bem tomar café entre 8 e 9 da manhã. Sim, você não leu errado.
Segundo o site Metro, pesquisas feitas pelo doutor Steven Miller, da Uniformed Services University of the Health Sciences, em Bethesda, revela que o corpo humano tem algo chamado relógio circadiano, uma espécie de ciclo de 24 horas que é geralmente regulado pela luz solar.
Por volta das 8 ou 9 da manhã, o corpo recebe a primeira dose de cortisol, um hormônio do estresse que nos faz sentir alertas e acordados, efeito bem parecido com o da cafeína. Isso se repete entre meio dia e 13:00, e de novo entre 17:30 e 18:30.
Isso significa que tomar café nesses horários diminui o estímulo da cafeína, já que o cortisol já está circulando pelo seu sistema.
Parece que a cafeína também aumenta a produção de cortisol, o que pode atrapalhar o ciclo circadiano. Tomar café nesses horários mencionados acima também pode elevar a tolerância à cafeína, diminuindo seus efeitos ao longo prazo.
Então, quando é o melhor momento para se tomar um café? O site Metro sugere que o melhor momento seria entre 9.30 e 11.30 ou entre 13:30 e 17:00. Nesses momentos do dia, seus níveis de cortisol são muito baixos, de modo que um bom cappuccino não interferiria em seu relógio circadiano.
Pelo menos isso significa que ainda dá para tomar o cafezinho para sobreviver ao final do dia de trabalho!
Fonte: Yahoo