MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
sáb. 11 abr. 2026
JUSTIÇA BOLIVIANA

Chegada de João Pinheiro na Bolívia tem protesto de produtores

Ex-candidato enfrentou a revolta de famílias, que se concentraram em vigília em frente ao tribunal de audiências.
por Alcyr Netto
Produtores bolivianos protestaram na chegada de João Pinheiro (Foto: Reprodução/Sandra Calapiña)

Enquanto a Justiça boliviana realizava a audiência cautelar que determinou a prisão preventiva de João Pinheiro na carceragem de Bermejo, na Bolívia, famílias de agricultores mantiveram um forte esquema de pressão nas ruas. Com cartazes com dizeres como “João Pinheiro, devolva o dinheiro para o nosso novo engenho” e “ao pobre não se estafa”, os manifestantes expressaram a dor de anos de espera.

A comoção entre os moradores locais é profunda. O protesto reuniu diversas pessoas idosas, e lideranças destacaram que alguns dos produtores originais já morreram sem recuperar o capital investido. Segundo relatos, famílias depositavam extrema confiança no projeto, chegando a levar economias amarradas em lenços para entregar ao negócio.

Durante o protesto, a revolta foi agravada por uma atitude considerada discriminatória por parte da defesa do réu. Advogados teriam argumentado que Pinheiro, por ser estrangeiro, não deveria permanecer na cadeia de Bermejo, comentário interpretado como desrespeito aos moradores da região. O julgamento do empresário brasileiro, acusado de um golpe milionário, está marcado para 1º de julho de 2026.

João Pinheiro foi escoltado para a prisão na Bolívia (Foto: El País)

Nas eleições municipais de 2024, João Pinheiro concorreu à Prefeitura de Marília e foi considerado o candidato mais rico do Brasil, após declarar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de R$ 2,8 bilhões. Ele foi preso pela Interpol em Madri, na Espanha, em 27 de maio de 2025, de onde resistiu à extradição por mais de 300 dias.

Na Bolívia, ele é apontado como pivô do escândalo do Complexo Industrial da Cana-de-Açúcar (Cicasa), iniciado em 2019. O brasileiro prometia a construção de uma usina com capacidade para processar 2.500 toneladas de cana por dia, projeto visto como um impulso ao desenvolvimento da região de Bermejo.

O empreendimento, porém, não saiu do papel. Segundo denunciantes, para dar credibilidade à fraude, Pinheiro levou produtores ao Brasil para apresentar uma fábrica que não lhe pertencia.

Estima-se que cerca de 400 famílias tenham acumulado prejuízo próximo a US$ 1 milhão, incluindo aportes diretos entregues ao empresário e gastos com terrenos e estudos de solo.

Com provas consideradas consistentes pela Justiça boliviana e diante do risco de fuga, a prisão preventiva foi decretada. Agora, a população de Bermejo aguarda o julgamento de 1º de julho de 2026, quando as famílias esperam recuperar parte dos recursos investidos.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vítima fatal de explosão em indústria de amendoim é identificada
  • 2
    Explosão em indústria deixa um morto e vítimas graves na região
  • 3
    Emergência mobiliza região por nove horas, causa prejuízo milionário e luto
  • 4
    Idoso de 83 anos, preso em Gália, morre e polícia apura relato de agressão

Escolhas do editor

ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura fecha acordo com empresa anfitriã de viagem internacional de ViniciusPrefeitura fecha acordo com empresa anfitriã de viagem internacional de Vinicius
Prefeitura fecha acordo com empresa anfitriã de viagem internacional de Vinicius
TURISMO
Azul Viagens Marília destaca pacotes para fim de ano e Carnaval com descontos; veja opçõesAzul Viagens Marília destaca pacotes para fim de ano e Carnaval com descontos; veja opções
Azul Viagens Marília destaca pacotes para fim de ano e Carnaval com descontos; veja opções
TRAGÉDIA NA REGIÃO
Emergência mobiliza região por nove horas, causa prejuízo milionário e lutoEmergência mobiliza região por nove horas, causa prejuízo milionário e luto
Emergência mobiliza região por nove horas, causa prejuízo milionário e luto
ZONA AZUL
Vá ao centro e ganhe uma multa? Estacionar vira dor de cabeça em MaríliaVá ao centro e ganhe uma multa? Estacionar vira dor de cabeça em Marília
Vá ao centro e ganhe uma multa? Estacionar vira dor de cabeça em Marília

Últimas notícias

Prefeitura fecha acordo com empresa anfitriã de viagem internacional de Vinicius
Suspeito de matar gato pede sigilo processual, mas Justiça mantém caso público
Homem de 59 anos é preso com drogas após perseguição policial em Marília
Mulher denuncia agressão com socos, mordidas e ameaça com faca em Vera Cruz

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie