MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
ter. 24 mar. 2026
MEIO AMBIENTE

Marília inicia Plano de Emergência Climática após adesão a programa

Município está entre 10 cidades paulistas selecionadas no Adapta.
por Marília Notícia
Município está entre as 10 cidades paulistas selecionadas (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília participou na sexta-feira (20), em São Paulo, da assinatura do pacto do Plano de Emergência Climática, dentro do programa Adapta Cidades, voltado à adaptação dos municípios às mudanças climáticas. O município está entre as 10 cidades paulistas selecionadas para integrar a iniciativa e dará início à elaboração do plano, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos.

O encontro reuniu representantes da Comissão de Meio Ambiente da Alemanha, do Ministério do Meio Ambiente do governo federal e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil). O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) representou Marília no evento.

De acordo com a administração municipal, o plano terá como objetivo orientar ações de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e ondas de calor.

Plano terá como objetivo orientar ações de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos (Foto: Divulgação)

“O enfrentamento das mudanças climáticas exige planejamento, responsabilidade e união entre os governos. Participar deste programa e iniciar a construção do Plano de Emergência Climática coloca Marília em um caminho importante para garantir desenvolvimento sustentável, proteger a população e preparar a cidade para os desafios ambientais do futuro”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha.

Segundo o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, a iniciativa permitirá ampliar a capacidade de resposta do município. “Um plano de emergência climática é essencial para Marília porque permite prevenir desastres, proteger vidas e reduzir prejuízos. Com ele, a cidade pode se preparar melhor para eventos como enchentes, secas e ondas de calor, organizando respostas rápidas e eficientes. Além disso, fortalece a segurança da população e a preservação do meio ambiente”, disse.

A partir da adesão, o município deve iniciar estudos e diagnósticos técnicos para a elaboração do plano, que orientará políticas públicas de adaptação climática, planejamento urbano e preservação ambiental.

Iniciativa permitirá ampliar a capacidade de resposta do município (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
  • 2
    Polícia investiga motorista que fugiu após deixar motociclista ferida em Marília
  • 3
    Inscrições para sorteio de moradias da CDHU terminam nesta quarta-feira
  • 4
    Jovem tenta matar ex-namorado com seis facadas em Garça

Escolhas do editor

PERÍCIA
Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de MaríliaPolícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
Polícia Civil investiga morte de bebê de três meses na zona norte de Marília
TERREMOTO
Terremotos na Venezuela preocupam imigrantes em MaríliaTerremotos na Venezuela preocupam imigrantes em Marília
Terremotos na Venezuela preocupam imigrantes em Marília
CONEXÃO
MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!
MN TV: Transmissão travada na hora do jogo? Aí não dá!
TRANSPARÊNCIA
Marília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscalMarília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal
Marília mantém nota A em ranking do Tesouro Nacional sobre gestão fiscal

Últimas notícias

Polícia investiga motorista que fugiu após deixar motociclista ferida em Marília
Família confirma morte de modelo do DF em terremoto na Venezuela
Rodada final dos grupos tem Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina
Marília disputa Jogos da Melhor Idade com delegação de 120 integrantes

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie