MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
seg. 23 fev. 2026
ZONA SUL

Casal flagrado com jabuti em cativeiro é investigado por maus-tratos a cães

Polícia Militar Ambiental foi acionada após denúncia encaminhada pela Prefeitura.
por Carlos Rodrigues

Um casal da zona sul de Marília é alvo de apuração por maus-tratos a animais domésticos e posse irregular de animal silvestre, após vistoria realizada em uma residência no bairro Rubens de Abreu Izique, neste fim de semana.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada após denúncia encaminhada pela Prefeitura, por meio da empresa contratada para o manejo de animais no município.

No imóvel, os policiais foram recebidos por uma mulher de 58 anos, que autorizou a entrada da equipe no quintal. Ela informou que dois cães de pequeno porte eram de sua propriedade e que o cão de grande porte pertencia ao companheiro.

Durante a fiscalização, os agentes constataram que o animal maior apresentava severa dermatite na região dorsal, com lesões e sangramento, sem indícios de tratamento adequado. Uma cadela de pequeno porte, de pelagem preta, estava extremamente magra e com sinais de possível adoecimento, ainda sem causa definida.

O companheiro da moradora, mestre de obras de 58 anos, compareceu ao local e assumiu a responsabilidade pelo cão de grande porte. Ele afirmou que pretendia iniciar tratamento veterinário, mas ainda não havia medicado o animal por receio de agravar o quadro.

Animal silvestre

Durante a vistoria, os policiais localizaram ainda um jabuti mantido no imóvel sem licença ambiental. O réptil, espécie nativa, foi assumido pelo homem, que alegou desconhecer a proibição.

O jabuti foi apreendido e encaminhado pela PM Ambiental a local apropriado. Já os cães foram recolhidos para atendimento veterinário, avaliação clínica e elaboração de laudo técnico.

A Polícia Civil informou que aguarda a conclusão dos laudos para apurar se houve dolo (intenção) por parte dos investigados. O casal alegou que a cadela é idosa e apresentava dificuldades para se alimentar, apesar do uso de medicamentos.

Sobre o outro cão, relataram acreditar que as lesões possam ter sido causadas por contato com superfície áspera e afirmaram que pretendiam realizar exames veterinários.

O casal permanece em liberdade e poderá ser indiciado por crimes ambientais, com agravante por envolver animal doméstico.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Estudante de medicina é condenado por acidente com morte em Marília
  • 2
    PM descobre ponto de tráfico e prende pai e filha na zona norte de Marília
  • 3
    Tombamento em rotatória da BR-153 afeta o trânsito na zona sul de Marília
  • 4
    Motociclista fica ferida após motorista avançar sinal de pare em cruzamento de Marília

Escolhas do editor

ELEIÇÕES 2026
Rogerinho confirma candidatura a deputado estadualRogerinho confirma candidatura a deputado estadual
Rogerinho confirma candidatura a deputado estadual
PEC DA APOSENTADORIA
Nova aposentadoria especial pode ampliar pressão sobre o IpremmNova aposentadoria especial pode ampliar pressão sobre o Ipremm
Nova aposentadoria especial pode ampliar pressão sobre o Ipremm
ENSINO SUPERIOR
MEC confirma fim de faculdade e prédio segue sem destino no CentroMEC confirma fim de faculdade e prédio segue sem destino no Centro
MEC confirma fim de faculdade e prédio segue sem destino no Centro
HBU realiza primeira cirurgia de estimulação cerebral para ParkinsonHBU realiza primeira cirurgia de estimulação cerebral para Parkinson
HBU realiza primeira cirurgia de estimulação cerebral para Parkinson

Últimas notícias

Chuvas deixam desabrigados e desalojados no Rio Grande do Sul
Plataforma gratuita de empréstimo digital tem mais de 24 mil obras
Rogerinho confirma candidatura a deputado estadual
Morre ex-jogador e técnico do MAC Fernando Narigudo aos 72 anos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie