Previsão de semana chuvosa acende alerta contra dengue em Marília

A semana começou em Marília como terminou a anterior: com previsão de chuva em todos os dias. De acordo com o Instituto de Pesquisa Meteorológica (IPMet) de Bauru, com base nas informações das últimas horas, o volume acumulado de precipitação até o próximo domingo (15) deve chegar a 69,7 milímetros, quase o total registrado neste início de fevereiro, de 92,2 milímetros, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão indica pancadas diárias ao longo da semana, com acumulados variando de intensidade e temperaturas máximas próximas dos 30 °C.
Nesta segunda-feira (9), há expectativa de chuva ao longo do dia, cenário que se repete até o fim de semana, com maior volume concentrado no domingo, quando o acumulado pode ultrapassar 29 milímetros.

O volume elevado de chuva previsto para os próximos dias acende um alerta para a Secretaria Municipal da Saúde, especialmente pela possibilidade de acúmulo de água em recipientes e áreas abertas.
A condição favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em um período considerado crítico para o controle da doença.
Diante do cenário, a orientação é para que a população redobre os cuidados com a eliminação de qualquer local que possa acumular água parada, como pratos de plantas, calhas, ralos, caixas d’água destampadas, garrafas, lonas e recipientes descartados. A recomendação é que a vistoria seja feita com frequência, especialmente após as chuvas.
No último sábado (7), a Secretaria Municipal da Saúde promoveu um Dia D de vacinação contra a dengue, voltado a crianças e adolescentes de seis a 16 anos, como parte das ações de prevenção adotadas pelo município.
A expectativa da pasta é de que as medidas de imunização, aliadas ao engajamento da população no combate aos criadouros, contribuam para reduzir o risco de aumento de casos nas próximas semanas.