MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qui. 05 fev. 2026
REDE MUNICIPAL

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Medida vale para Emefs e atinge vínculos em vigor na rede municipal.
por Rodrigo Viudes
Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

A Prefeitura de Marília passou a autorizar, a partir desta quinta-feira (5), a prorrogação – por uma única vez – dos contratos temporários de professores que atuam na rede municipal de ensino fundamental.

A medida foi sancionada pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) por meio de lei complementar de sua autoria, publicada na edição desta quinta do Diário Oficial do Município de Marília (Domm). O objetivo é reduzir, de forma provisória, o déficit de docentes nas escolas municipais.

A nova lei altera dispositivos da Lei Complementar nº 11/1991 para permitir que contratações temporárias destinadas à substituição de professores nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) sejam prorrogadas por até um ano.

A regra também se aplica aos contratos em vigor na data da publicação da lei. Caso o período de prorrogação coincida com o ano letivo em andamento, a extensão poderá se dar até o encerramento das aulas.

O texto aprovado estabelece ainda que o professor contratado temporariamente só poderá firmar novo vínculo do mesmo tipo após um intervalo mínimo de um ano, contado a partir do término do contrato anterior.

Segundo a justificativa apresentada pelo Executivo, a alteração busca assegurar a continuidade do serviço educacional em situações de afastamentos prolongados de docentes titulares, sem a criação de vínculo permanente com a administração municipal.

A proposta foi aprovada por unanimidade na primeira sessão da Câmara Municipal em 2026, realizada na segunda-feira (2). Com a sanção, a Prefeitura passa a contar com um instrumento legal para manter professores temporários em atividade enquanto enfrenta a vacância de cargos efetivos na rede.

Déficit atual

De acordo com levantamento do funcionalismo público municipal, atualizado até segunda-feira e disponível no item “setor pessoal” do Portal da Transparência, há atualmente 11 professores temporários atuando em Emefs e 27 em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Entre os cargos efetivos, o déficit permanece elevado. São 497 professores de Emef em exercício para um total de 640 vagas previstas, o que representa vacância de 143 cargos. Nas Emeis, há 888 professores ocupando 1.020 vagas, com déficit de 132.

Como medida complementar, a Prefeitura de Marília promoveu, em 18 de janeiro deste ano, um processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado de professores. O edital previu 28 vagas, além de cadastro de reserva, para Emeis; 24 vagas, mais cadastro de reserva, para Emefs; e formação de cadastro de reserva para educação especial e educação física.

Ao todo, o processo seletivo registrou 2.697 inscritos: 1.241 candidatos para professor de Emei, 923 para professor de Emef, 373 para educação especial e 160 para educação física. A classificação final foi publicada na edição de terça-feira (3) do Domm.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Leia mais

SENTENÇA
Ação sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anosAção sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anos
Ação sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anos
LUTO
Yasser Daud, ex-candidato a vereador em Marília, morre aos 50 anos no MTYasser Daud, ex-candidato a vereador em Marília, morre aos 50 anos no MT
Yasser Daud, ex-candidato a vereador em Marília, morre aos 50 anos no MT
CRIME ORGANIZADO
Juíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembroJuíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembro
Juíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembro
DA RIMA À TRANSFORMAÇÃO
Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em MaríliaHip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília
Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília
TRÂNSITO
PM de Marília reforça regras para uso de bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotoresPM de Marília reforça regras para uso de bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores
PM de Marília reforça regras para uso de bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores
SAÚDE
Marília amplia vacinação contra a dengue nos dias 6 e 7 de fevereiroMarília amplia vacinação contra a dengue nos dias 6 e 7 de fevereiro
Marília amplia vacinação contra a dengue nos dias 6 e 7 de fevereiro

Mais lidas

  • 1
    Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM
  • 2
    Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
  • 3
    Escola estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
  • 4
    Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Escolhas do editor

FERROVIAS
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôsPátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principaisCarnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
HABITAÇÃO
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulistaMarília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
SERVIÇO PÚBLICO
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidoresPrefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores

Últimas notícias

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos
SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP
Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira
Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie