MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qui. 30 out. 2025
ZOONOSES

Ação contra o Aedes aegypti mobiliza Jardim Renata e Núcleo JK neste sábado

Secretaria da Saúde contará com apoio de 60 universitários em mutirão na região norte.
por Marília Notícia
Atividade será coordenada pela Divisão de Zoonoses (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado (1º de novembro), das 8h30 às 12h30, a 4ª ação especial de combate ao mosquito Aedes aegypti, nos bairros Jardim Renata e Núcleo JK, na região norte da cidade.

A atividade será coordenada pela Divisão de Zoonoses e contará com a participação de agentes de controle de endemias (ACEs), agentes comunitários de saúde (ACSs) e 60 alunos do curso de Medicina Veterinária da Unimar (Universidade de Marília), que atuarão no trabalho de vistoria e orientação aos moradores.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, o objetivo é ampliar o acesso dos agentes às residências que permanecem fechadas durante a semana. “Um dos principais desafios enfrentados pelas nossas equipes têm sido as casas fechadas — imóveis em que os agentes não conseguem entrar durante a semana ou cujos moradores não permitem a vistoria. O objetivo destas ações aos sábados é ampliar o acesso e garantir que os agentes de saúde possam eliminar possíveis criadouros do mosquito”, afirmou.

Ação contará com a participação de agentes de controle de endemias e comunitários de saúde e 60 alunos da Unimar (Foto: Divulgação)

Para orientar o trabalho, a Secretaria de Saúde utiliza o georreferenciamento, tecnologia que identifica as áreas com maior incidência de casos suspeitos ou confirmados de dengue e outras arboviroses. “O georreferenciamento tem nos ajudado bastante no planejamento do trabalho. Estamos com casos positivos de dengue nestes bairros e com alto risco de transmissibilidade. Por isso, estamos adotando medidas de controle e estendendo as ações no sábado”, explicou a coordenadora de Vigilâncias, Thais Leatti.

Nas três primeiras edições das ações especiais, realizadas aos sábados, os agentes vistoriaram 1.639 imóveis, registraram 2.131 residências fechadas e 68 recusas de vistoria, totalizando 3.770 visitas.

A secretária Paloma Libanio reforçou o pedido de colaboração da comunidade. “Mais de 50% dos imóveis estão ficando inacessíveis para os nossos agentes, o que dificulta bastante a eficácia das ações. Por isso, pedimos que a população nos ajude: abra as suas casas para a vistoria e elimine a água parada. Seguir as orientações dos nossos profissionais faz toda a diferença no enfrentamento ao mosquito Aedes”, concluiu.

Arte: Divulgação

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Grave acidente com moto deixa dois feridos na Via Expressa
  • 2
    Foragido há cinco meses, policial penal segue sem receber salários
  • 3
    Sorte ronda Marília: prêmio sai e próxima bolada já mobiliza apostas
  • 4
    Reconhecimento facial ajuda polícia a prender três procurados durante evento

Escolhas do editor

PAULISTA A3
MAC inicia disputa pelo título com Abreuzão lotado nesta quarta-feiraMAC inicia disputa pelo título com Abreuzão lotado nesta quarta-feira
MAC inicia disputa pelo título com Abreuzão lotado nesta quarta-feira
TRÂNSITO
Câmera de segurança capta movimentação em acidente que deixou dois feridosCâmera de segurança capta movimentação em acidente que deixou dois feridos
Câmera de segurança capta movimentação em acidente que deixou dois feridos
ECONOMIA PRATEADA
Mercado formal reduz espaço para idosos e impulsiona novos negóciosMercado formal reduz espaço para idosos e impulsiona novos negócios
Mercado formal reduz espaço para idosos e impulsiona novos negócios
MEMÓRIA
De estrada de terra a eixo estratégico: a evolução da avenida TiradentesDe estrada de terra a eixo estratégico: a evolução da avenida Tiradentes
De estrada de terra a eixo estratégico: a evolução da avenida Tiradentes

Últimas notícias

MAC inicia disputa pelo título com Abreuzão lotado nesta quarta-feira
Câmera de segurança capta movimentação em acidente que deixou dois feridos
Câmara vota novo Código de Ética dos servidores nesta quarta-feira
Aposentado é encontrado morto após três dias no Bandeirantes

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie