Ecoponto da zona sul sofre ação de vandalismo e pode mudar de lugar

O Ecoponto da zona sul de Marília, localizado na Rua Joaquim Dias, no bairro Nova Marília, foi alvo de um incêndio na madrugada da última quinta-feira (23).
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, o fogo consumiu materiais inservíveis, como restos de móveis, sofás e pedaços de madeira, depositados na unidade.
De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, o incêndio teria sido provocado por usuários de drogas, que frequentemente invadem o local em busca de metais. “Foi mais uma ação de vandalismo. Nossas equipes agiram rapidamente, controlando o incêndio e solucionando o problema da fumaça”, afirmou.

A Prefeitura informou que estuda a implantação de um novo Ecoponto na zona sul, em área de cerca de 10 mil metros quadrados, próxima à rodovia BR-153.
O novo espaço deverá contar com alambrado de 2,5 metros de altura com serpentina, videomonitoramento e sistema de segurança. “Estamos em andamento com este projeto e deveremos colocá-lo nos próximos meses em operação”, disse Más.
Atualmente, o Ecoponto da zona Sul funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O local recebe materiais recicláveis e reutilizáveis, como papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, pneus, óleo de cozinha e resíduos de construção civil.
Além da unidade da zona Sul, Marília possui outros dois Ecopontos: um na região Norte, na Rua Paulino Botelho Vieira, 643, bairro Santa Antonieta; e outro na zona Oeste, destinado ao descarte de galhos e podas de árvores, localizado na Rua Alcides Caliman, 704, Jardim Califórnia.
Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura: www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar.