MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 21 out. 2025
CONSELHO TUTELAR

Equipe de Marília participa de conferência regional de conselheiros tutelares em Garça

Conselho Tutelar de Marília atua na defesa dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
por Alcyr Netto

Conselheiros tutelares e técnicos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Marília participaram, na manhã do dia 16 de outubro, da 4ª Conferência de Conselhos Tutelares, realizada no Teatro Municipal de Garça. O encontro teve como tema ‘Conferência para o fortalecimento da garantia integral de direitos de crianças e adolescentes’ e abordou estratégias para aprimorar o trabalho de proteção à infância e adolescência.

De acordo com a Prefeitura de Marília, o evento discutiu temas como a relação entre a rede de proteção e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), entrega voluntária, administração regimental dos conselhos tutelares, padronização de documentos e fluxos, além do fortalecimento dos colegiados.

O prefeito Vinicius Camarinha destacou que a presença dos profissionais demonstra o compromisso do município com a qualificação contínua.

“A participação dos conselheiros na conferência reforça o compromisso do município com o aprimoramento dos profissionais que atuam na garantia dos direitos da criança e do adolescente, sendo uma oportunidade ímpar para atualização sobre legislação, diretrizes e práticas que fortalecem a rede de proteção social”, afirmou Vinicius.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, ressaltou a importância da troca de experiências. “A participação ativa dos conselheiros em eventos como esse é essencial para assegurar que todas as crianças tenham acesso a um ambiente seguro, saudável e propício ao seu desenvolvimento integral”, pontuou.

Para a assistente social Andréa Luiza Mataran Carrera, técnica responsável pela Proteção Social de Média Complexidade, a conferência contribuiu para o fortalecimento do trabalho em rede. “A troca de experiência com outros colegas vai ajudar muito no desenvolvimento das ações para a garantia do direito de cada criança e adolescente”, destacou.

A participação na conferência integra as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que preveem capacitação contínua dos profissionais e fortalecimento das ações intersetoriais.

O Conselho Tutelar de Marília atua na defesa dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atendendo casos de violação ou ameaça a direitos e encaminhando medidas de proteção. O município conta com dois conselhos tutelares — um na avenida Pedro de Toledo, nº 221, Centro —, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e plantão 24 horas aos fins de semana.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie