MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
seg. 20 out. 2025
CANNABIS MEDICINAL

Associação Maria Flor tem perfil derrubado após apoiar entidade alvo de operação policial

Entidade de Marília vê censura e denuncia ‘retaliação’ contra movimento que defende o uso medicinal da cannabis.
por Alcyr Netto
Associação Santa Gaia, de Lins, que foi alvo de uma operação da Polícia Civil (Fotos: Divulgação)

A Associação Canábica Maria Flor, de Marília, teve sua conta oficial no Instagram retirada do ar neste final de semana, logo após manifestar apoio público à Associação Santa Gaia, de Lins, que foi alvo de uma operação da Polícia Civil na última quinta-feira (16).

Em nota, a Maria Flor classificou a exclusão do perfil como “não coincidente”, afirmando que outras associações de cannabis medicinal que se solidarizaram com a Santa Gaia também enfrentam o mesmo tipo de bloqueio nas redes sociais.

“Assim como está acontecendo com outras associações que se manifestaram em apoio, nossa página foi derrubada. Estamos criando o perfil reserva @vemsermariaflor_ para continuar compartilhando informações, atualizações e notícias importantes sobre nosso trabalho até recuperarmos nossa conta oficial”, declarou a instituição.

A Maria Flor é uma das entidades que atuam legalmente na produção, pesquisa e fornecimento de derivados de cannabis para uso medicinal. A associação, que tem sede em Marília, atende pacientes com doenças crônicas, neurológicas e degenerativas, e possui processos judiciais que respaldam suas atividades.

Associação Canábica Maria Flor protestou contra ação policial em Lins e teve o perfil derrubado no Instagram (Imagem: Divulgação/Maria Flor)

Operação policial

O bloqueio da página ocorreu no mesmo contexto em que a Polícia Civil apreendeu, em Lins, 466 pés de maconha, 96 mudas e uma arma de fogo em uma associação de Lins que declara cultivar a planta exclusivamente para fins medicinais. Um homem de 37 anos foi preso em flagrante.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como fabricação e tráfico de drogas, além de falsificação e adulteração de produtos terapêuticos ou medicinais.

A entidade, identificada como Associação Santa Gaia, declarou em suas redes sociais ter sido surpreendida pela operação e afirmou possuir dois processos em andamento — um habeas corpus e uma ação cível — que reconhecem sua atividade.

Em comunicado, a Santa Gaia disse que a apreensão “representa um grave descompasso de informações entre a Justiça Estadual, a Polícia Civil e a própria Justiça Federal”, e destacou que o trabalho da instituição atende mais de 9 mil pacientes em todo o país, entre eles crianças, idosos e pessoas com doenças graves como epilepsia, Parkinson e Alzheimer.

Após a operação, diversas organizações ligadas à cannabis medicinal, incluindo a Maria Flor, assinaram um manifesto conjunto classificando a ação como “descabida” e “desinformada”.

“Punir quem salva vidas é uma violação à ciência, à ética e à dignidade humana. Exigimos esclarecimento imediato, devolução dos bens apreendidos e respeito ao direito de cuidar”, afirma o texto divulgado pelas associações.

O grupo também criticou a repressão às entidades que atuam com autorização judicial e destacou que o governo federal está em fase de ampliação do diálogo sobre a regulamentação da cannabis medicinal, envolvendo universidades, comunidades indígenas e quilombolas.

A Associação Maria Flor afirmou que seguirá atuando na defesa da liberdade terapêutica e na luta contra o estigma que ainda cerca o uso medicinal da planta.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Trocadilho sobre a sigla CAC termina em tiros de espingarda calibre 12 na região
  • 2
    Motociclista é mordida por cão solto em via pública em Marília
  • 3
    Caminhoneiro morre após relato de surto em posto de combustíveis
  • 4
    Homem é baleado com quatro tiros nas pernas na zona sul de Marília

Escolhas do editor

TRANSBRASILIANA
Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregularesCaminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
Caminhões ignoram bloqueio na BR-153 e usam rotas irregulares
MEDICINA
CEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelênciaCEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelência
CEM da Unimed Marília celebra seis anos de cuidado e excelência
MERCADO
Procon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveisProcon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveis
Procon Marília inicia fiscalização de preços em postos de combustíveis
VIOLÊNCIA
Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno CentroGrupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro
Grupo tenta assaltar comerciante dentro de veículo, em pleno Centro

Últimas notícias

Reforma do Terminal Urbano recebe vistoria de Dani Alonso e Capitão Augusto
Ação policial na região tira mais de R$ 16,5 milhões do crime, calcula PRF
PRF prende na divisa duas mulheres com 17 armas traficadas do Paraguai
Supermercados já podem vender medicamentos; entenda nova lei

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie