Marília avança em projeto para implantação de novo AME estadual

Foi publicado nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, decreto que autoriza a Fazenda estadual a receber, por doação, um terreno do município de Marília. A área, destinada à Secretaria de Estado da Saúde, abrigará a construção de um novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no distrito de Lácio.
Segundo o decreto assinado pelo governador Tarcísio de Freitas, o terreno tem 26.187,36 metros quadrados e está localizado em uma área denominada “A7”, anexa ao distrito de Lácio.
A doação foi formalizada por meio das leis municipais nº 9.216, de 11 de fevereiro de 2025, e nº 9.218, de 18 de fevereiro de 2025, que autorizaram a transferência da área ao Estado sem encargos.
Com a publicação do decreto, o governo paulista poderá dar andamento aos trâmites para a implantação do novo AME Marília, unidade que deve ampliar o atendimento especializado à população da cidade e da região.
O texto também foi assinado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Luis Pinho de Lima, e pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Vieira de Paiva.
Durante a Caravana 3D em Marília, o governador anunciou que o Estado investirá R$ 90 milhões na construção da unidade. Ele informou ainda que a licitação está prevista para o segundo semestre.
“Esse processo deve terminar no começo do ano que vem. A gente assina o contrato e inicia a obra, que deve durar dois anos”, afirmou.
Com esse cronograma, a entrega do AME Marília está prevista para ocorrer entre o segundo semestre de 2027 e o início de 2028.
Segundo o projeto apresentado por Eleuses Paiva, o AME Marília terá capacidade para atendimento em até 27 especialidades médicas e 28 tipos de exames. A estrutura contará ainda com salas para procedimentos cirúrgicos, ampla sala de espera e estacionamento.