Quebra de raio-x na UPA sul faz pacientes serem remanejados à unidade norte
Os pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona sul de Marília que necessitam de exames de raio-x estão sendo encaminhados para a UPA norte. A informação é do Hospital Beneficente Unimar (HBU), responsável pela gestão da unidade, e foi divulgada após uma denúncia nas redes sociais expor a falha no equipamento da UPA sul.
Segundo o HBU, os atendimentos seguem normalmente na UPA sul, com suporte médico e de enfermagem, e “os casos em que há necessidade clínica de exame de raio-x, indicados após avaliação da equipe médica, são encaminhados para a UPA norte, onde o exame pode ser realizado com segurança e agilidade.”
A situação ganhou visibilidade no último fim de semana, após a moradora Silmara Isabel de Lima relatar nas redes sociais que sua mãe, de 86 anos, foi orientada a retornar para casa sem realizar o exame. A idosa havia passado mal na noite de sábado (19), após engasgar durante o jantar, apresentando forte sufocamento e falta de ar.
O Samu foi acionado e, após avaliação, encaminhou a paciente à UPA sul com suspeita de aspiração de substância — o que pode evoluir para um quadro de pneumonia, especialmente grave em pessoas idosas. No entanto, de acordo com Silmara, a mãe foi dispensada por um médico residente devido à falta de equipamento para o exame.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que tomou conhecimento do problema apenas no sábado, por meio da mensagem de um paciente. A pasta manteve contato com a direção da UPA sul, que confirmou o encaminhamento de casos para a UPA norte, com objetivo de evitar prejuízos aos pacientes.