HC vai receber novo acelerador linear para tratamento do câncer

O Hospital das Clínicas (HC) de Marília será beneficiado com a substituição de seu acelerador linear, utilizado em tratamentos de radioterapia. A novidade foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP).
O investimento, de R$ 12.658.378,40, foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SP) e consta na Deliberação nº 56/2025, publicada após a 358ª reunião ordinária do colegiado, realizada em 27 de junho.
A proposta, intitulada “Modernização na Radioterapia: Substituição de Acelerador Linear”, foi apresentada ao Ministério da Saúde pela Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília (Famar) e ao Hospital das Clínicas da Famema.

A unidade é referência no tratamento oncológico da Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) 10 e, segundo dados do projeto, realiza em média 550 tratamentos radioterápicos por ano.
O equipamento será adquirido no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), que destina recursos a instituições com infraestrutura física compatível — como casamata vazia — para modernização da rede de radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de Marília, outras 17 instituições no Estado de São Paulo foram contempladas com recursos para aquisição ou modernização de equipamentos voltados ao diagnóstico e tratamento do câncer.
