MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qua. 02 jul. 2025
MORADIA

Casas, apartamentos ou condomínios fechados? O que combina mais com o novo jeito de viver?

Mudanças provocadas pela pandemia e a popularização do trabalho em home office redefiniram as expectativas sobre o morar.
por Brian Pieroni
Brian Pieroni é engenheiro e diretor da Bild Desenvolvimento Imobiliário em Marília (Foto: Divulgação)

Escolher onde morar é escolher um cenário para a vida. É decidir onde queremos ver o sol se pôr, como queremos ouvir a cidade amanhecer e quais histórias contaremos entre as paredes do nosso lar. Às vezes, o coração pede espaço amplo, quintal e árvores frutíferas; outras vezes, busca segurança e liberdade para as crianças brincarem despreocupadas, pedalando pelas ruas internas dos condomínios fechados. Há também quem prefira estar no alto, com a praticidade e o conforto dos apartamentos que mais parecem resorts, perto de tudo o que facilita no dia a dia.

Esse equilíbrio entre desejos e necessidades ficou ainda mais evidente nos últimos anos. As mudanças provocadas pela pandemia e a popularização do trabalho em home office redefiniram as expectativas sobre o morar: mais do que nunca, nossa casa precisa acolher, proporcionar conforto e funcionalidade para todas as rotinas – das familiares até as profissionais. Em Marília, uma cidade jovem e em constante crescimento, essas transformações encontram um terreno fértil, moldando novos jeitos de viver da população.

Mudanças como a redução no tamanho das famílias, evidenciada por uma população majoritariamente adulta na faixa dos 40 anos – o que aponta para um futuro com maior presença de idosos. Ou ainda, bairros tradicionais com casarões amplos e loteamentos mais recentes, mas distantes dos centros urbanos, que nem sempre acompanham as novas dinâmicas familiares e rotinas aceleradas.

Marília é uma cidade jovem e em constante crescimento (Foto: Divulgação)

Paralelamente, nossa sociedade também se apresenta mais diversa, com menos casamentos formais, casais sem filhos e com aumento relevante dos pets integrados plenamente ao dia a dia, demandando espaços adaptados, funcionais e flexíveis.

Cada mudança no momento de vida, trazem aos variados perfis, e mostram que não existe uma solução única de moradia, mas sim uma combinação inteligente, emocional e viva de opções para atender a cada fase da vida.

Construção de apartamentos bem localizados surge como resposta ao crescimento; Bild Essenz (Foto: Divulgação)

Nesse contexto de transformação das dinâmicas familiares e da estrutura urbana, Marília – uma cidade jovem e em constante renovação – vive um momento estratégico com esse avanço da verticalização. A construção de apartamentos bem localizados surge como resposta ao crescimento, ajudando a conter a expansão desordenada e otimizando os recursos urbanos, além de oferecer segurança e conforto – elementos essenciais no cenário atual.

Por isso que o conceito de morar bem vem ganhado novos significados em Marília, em que a busca por qualidade de vida acompanha as transformações da cidade. Em meio a tantas mudanças, soluções residenciais verticais surgem como uma tendência que atende aos novos estilos de vida, otimizando espaço, aproximando pessoas e fortalecendo a convivência urbana. Crescer com planejamento é garantir que a cidade continue acolhendo quem vive nela, com escolhas alinhadas aos desejos de quem quer praticidade, mas sem abrir mão do bem-estar.

* Brian Pieroni é engenheiro e diretor da Bild Desenvolvimento Imobiliário em Marília

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Criança autista desaparece na zona sul; moradores se mobilizam nas buscas
  • 2
    Ex-namorado é investigado por expor material íntimo de jovem em Marília
  • 3
    Idoso de 70 anos morre após cair de escada durante serviço em Marília
  • 4
    PRF socorre idoso picado por cobra em chácara na região

Escolhas do editor

TRANSPORTE PÚBLICO
Reforma do Terminal Urbano é finalizada e será entregue nesta quinta-feiraReforma do Terminal Urbano é finalizada e será entregue nesta quinta-feira
Reforma do Terminal Urbano é finalizada e será entregue nesta quinta-feira
CASO MASTER
Foto obtida pelo MN comprova passagem de jatinho ligado a Vorcaro em MaríliaFoto obtida pelo MN comprova passagem de jatinho ligado a Vorcaro em Marília
Foto obtida pelo MN comprova passagem de jatinho ligado a Vorcaro em Marília
INAUGURAÇÃO
Contábil Assessoria inaugura nova sede e destaca trajetória de fundadorContábil Assessoria inaugura nova sede e destaca trajetória de fundador
Contábil Assessoria inaugura nova sede e destaca trajetória de fundador
ELEIÇÕES 2026
Polarização entre mulheres pode marcar corrida à Alesp em MaríliaPolarização entre mulheres pode marcar corrida à Alesp em Marília
Polarização entre mulheres pode marcar corrida à Alesp em Marília

Últimas notícias

Reforma do Terminal Urbano é finalizada e será entregue nesta quinta-feira
Marília conquista cinco títulos em etapa da Liga do Enxadrista em casa
Criança autista desaparece na zona sul; moradores se mobilizam nas buscas
Câmara vota programa para doenças raras e reajuste de servidores

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie