HCFamema recebe doação de R$ 3 milhões para setor de radioterapia

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema recebeu uma doação de R$ 3 milhões do Banco Itaú Unibanco para atualização tecnológica do setor de radioterapia. Os recursos serão destinados à modernização do acelerador linear e à aquisição de simuladores de controle de qualidade, equipamentos fornecidos por meio do Plano de Expansão da Radioterapia (PER/SUS).
A informação foi divulgada pelo HCFamema nesta quarta-feira (25). Segundo a instituição, a doação foi viabilizada por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), com apoio do deputado federal Vinícius Carvalho (Republicanos), que atuou junto ao Ministério da Saúde na articulação do projeto.
De acordo com o hospital, os recursos permitirão avanços no atendimento a pacientes oncológicos, com tecnologias mais precisas e em conformidade com as exigências legais da área de radioterapia. “A doação representa um investimento na melhoria do acesso e da qualidade do tratamento oferecido”, informou o HCFamema.

Desde 2024, a equipe de radioterapia da instituição trabalha na implementação do projeto, que também conta com a colaboração da Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília (Famar). A instituição destaca que o processo ocorre em paralelo ao atendimento humanizado dos pacientes.
A oficialização da doação ocorreu em reunião que contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva; do deputado Vinícius Carvalho; do superintendente do HCFamema, Tarcísio Machado; do chefe de gabinete, Igor Bienert; de representantes do Itaú Unibanco, da Famar, da Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e da Coordenadoria de Regiões de Saúde.
