MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qui. 15 maio. 2025
LITERATURA

Festival Literário de Marília tem início com intensa programação na Biblioteca

Evento acontece de 14 a 18 de maio e conta com oficinas de escrita, ilustração e histórias em quadrinhos, saraus, mesas literárias e mais.
por Marília Notícia
Curadoria do festival é assinada por Angélica Masson e Bárbara Duarte (Foto: Divulgação)

O Festival Literário de Marília (Flim) é um projeto contemplado pelo fomento cultural da Lei Aldir Blanc. Nasceu como um sonho, ao reconhecer a necessidade urgente de iniciativas que valorizem e deem visibilidade à literatura em Marília, contemplando livreiros, artistas e escritoras e escritores da cidade.

A curadoria do festival é assinada por Angélica Masson — advogada, escritora e produtora cultural — e Bárbara Duarte — escritora, produtora cultural e também curadora do Flim. Juntas, têm como principal objetivo fomentar e valorizar a literatura local, escolhendo a Biblioteca Municipal de Marília como eixo central e símbolo do evento. Mais do que uma decisão logística, a escolha é simbólica: a Biblioteca, alinhada ao conceito de “Biblioteca Viva”, é um espaço pulsante de cultura, encontros, sonhos e descobertas.

Ainda assim, muitos moradores de Marília nunca visitaram a Biblioteca e sequer sabem onde ela está localizada. Esse dado acompanha uma tendência nacional: segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 53% da população brasileira com mais de cinco anos não leu nenhum material editorial nos últimos três meses, e 73% não concluíram a leitura de um livro nesse período.

Apesar desse cenário, há um imenso potencial de transformação por meio da leitura. Para que ele se concretize, é fundamental investir em ações de incentivo acessíveis e democráticas. Inspirada pelo ensaio “O Direito à Literatura”, de Antonio Candido — que defende a literatura como um direito humano essencial —, o Flim foi concebido por duas escritoras de Marília que acreditam na leitura como pilar da cidadania cultural.

O festival acontece de 14 a 18 de maio e conta com uma programação diversa, incluindo oficinas de escrita, ilustração e histórias em quadrinhos, saraus, mesas literárias, encontros de clubes de leitura e apresentações culturais. As atividades abrangem todas as idades e públicos, com oficinas direcionadas a crianças, jovens, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

O projeto é produzido com recursos da Política Nacional Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura de Marília.

O Flim será dividido em duas etapas:

  • 1ª Etapa (14 a 16 de maio) – Voltada à rede municipal de ensino
    Durante três dias (quarta a sexta-feira, manhã e tarde), o Flim receberá estudantes de escolas públicas para oficinas simultâneas. Utilizando os três andares da Biblioteca, atenderá ao menos duas turmas por período.
  • 2ª Etapa (16 a 18 de maio) – Aberta ao público em geral
    Na sexta à noite, ocorre a abertura oficial do festival, marcando o início das atividades abertas a toda a comunidade.

Sábado e domingo contarão com ampla programação: oficinas diversas, rodas de saberes, lançamentos de livros, feira literária, praça de alimentação com food trucks, e apresentações culturais. A rua em frente à Biblioteca será ocupada e transformada em um espaço vibrante, com palco para shows e encontros, democratizando o acesso à cultura.

Entre as atrações, destacam-se nomes como:

  • Aline Bei, autora premiada de O Peso do Pássaro Morto e Pequena Coreografia do Adeus, finalista do Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura.
  • Claudio Fragata, mariliense premiado com o Jabuti pelo livro Alfabeto Escalafobético, autor de obras infantis e juvenis.
  • Carol Ito, quadrinista nascida em Marília, vencedora do Prêmio Vladimir Herzog, com trajetória destacada no jornalismo em quadrinhos.
Arte: Divulgação
Arte: Divulgação

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
  • 2
    Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS
  • 3
    Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
  • 4
    Atendente de telemarketing tenta falar com irmão preso e acaba detido na CPJ

Escolhas do editor

MOBILIDADE URBANA
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinidoFalta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
Falta de limpeza da ferrovia deixa Parque Linear indefinido
TRANSTORNO URBANO
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradoresEntre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
Entre o abandono e o perigo, imóveis degradados afetam a rotina de moradores
FISCALIZAÇÃO
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em MaríliaOperação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
Operação fecha duas adegas e detém quatro pessoas em Marília
JUSTIÇA FEDERAL
Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSSJustiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS
Justiça de Marília determina que condenado por feminicídio restitua pensão paga pelo INSS

Últimas notícias

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília
Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia
Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos
Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie