

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
6, abr / 2025, 22:06h Boa noite
Cansei de ver casos, como vou contar abaixo, acontecer na CrossFit Marília. Se liga.
Algumas semanas atrás, começou um aluno que não conseguia gostar de nenhum esporte ou modalidade ou de qualquer academia. Deu uma última chance ao CrossFit, justo ao CrossFit, que tem essa fama de ser difícil, mas que se prova o contrário disso, enfim.
Ok, eu disse, vamos tentar.
Vou encurtar a história.
Ele tentou uma turma, o horário não se encaixou. Tentou outra, não curtiu. Tentou mais uma turma e boom. Agora ama o CrossFit, não falta a um treino, entrou no grupo de WhatsApp da galera, não dorme até saber o treino, compra e consome tudo relacionado ao CrossFit e sobre treino, etc., etc.
O que rolou aqui? Sinergia com um grupo ou ambiente, que proporcionou essa paixão.
Ele tinha força de vontade, mas nunca encontrava um lugar que fosse propulsor. Então, a força de vontade durava muito pouco, como geralmente dura. (Lembra do que você prometeu dia 31 de dezembro? Já era, né… Lá se foi a força de vontade. Viu!?)
“Participar de grupos cujos comportamentos-padrão são o comportamento-padrão almejado é uma maneira eficaz de criar um ambiente favorável”, dizia Shane Parrish. Olha aí a galera da corrida… uma galera correndo forte por quilômetros juntos.
Ou seja, se você quer ler mais, ande com quem lê mais. Quer treinar mais? Ande com quem treina mais… A força de vontade está em procurar pessoas e lugares que propulsionam essa vontade. Isso também serve para o ‘lado ruim’… Faz sentido, né?
O ambiente que vamos escolher nos empurra em direção às melhores ou piores escolhas.
Outra ajudinha, que bato firme e vejo cada vez mais evidências, é a meditação. A meditação é uma das maneiras mais poderosas para aumentar a força de vontade. É o que diz um artigo do psicólogo social Roy Baumeister, chamado ‘Biscoito e Rabanetes’. Interessante…
Enfim… Não procure apenas um lugar, procure um ambiente em que as pessoas que são referências no que fazem. Procure quem vai te levar adiante, te impulsionar a não ser mais um nessa caminhada. Se livrar de pessoas que não vão te proporcionar ambiente para seu sucesso já é um bom passo, mas sobre isso a gente fala em outra coluna.
Boa semana.
***
Robson Silva é pai de dois filhos lindos, marido, atleta de CrossFit, campeão brasileiro, empresário e sócio da CrossFit Marília, host no podcast PodMagnésio Cast e outras coisas que você só descobre seguindo @robss.