Municípios discutem desafios da saúde pública em encontro regional em Marília

Marília sediou, nesta terça-feira (11), no Teatro Municipal, a oficina regional de acolhimento dos novos secretários de Saúde, promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). O evento contou com a participação de representantes de 66 municípios das macrorregiões de Marília (DRS IX) e Bauru (DRS VI), totalizando cerca de 150 participantes.
A oficina teve como objetivo fornecer subsídios para os novos gestores de saúde enfrentarem os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio, que representou o prefeito Vinicius Camarinha, expressou satisfação em Marília ser escolhida como sede do evento.
“O prefeito Vinicius está muito contente por Marília receber este evento, com 66 municípios representados. Sentimo-nos honrados em acolher os secretários e a diretoria do Cosems, que é um parceiro importante para a saúde pública. O trabalho do Cosems é essencial, pois nos orienta sobre os próximos passos na gestão da saúde municipal. Acreditamos que essa oficina será de grande valor para todos os participantes da região”, afirmou Paloma Libanio.

A vice-presidente do Cosems, Adriana Martins, que representou o presidente Geraldo Reples Sobrinho, destacou a boa receptividade em Marília. “Nos sentimos muito acolhidos pela cidade. Acreditamos que essa oficina será positiva para todos os envolvidos, e nos colocamos à disposição dos gestores para trabalharmos em conjunto na melhoria da saúde pública em nossas regiões”, declarou Adriana Martins.
OFICINAS
As oficinas do Cosems/SP, que começaram no dia 24 de janeiro em São Paulo, têm como foco o fortalecimento da gestão pública em saúde, abordando temas como financiamento e planejamento do SUS, atenção básica, arboviroses e saúde digital. A programação também inclui debates sobre o funcionamento do conselho, suas diretorias e comissões regionais, além de discussões sobre o Congresso Anual de 2025 e o processo eleitoral da entidade.

Após a oficina em Marília, outras três edições estão programadas para ocorrer nas próximas semanas:
- 12 de fevereiro, em Presidente Prudente, para a macrorregião de Presidente Prudente;
- 18 de fevereiro, em Campinas, para as macrorregiões de Campinas, São João da Boa Vista, Jundiaí, Bragança Paulista e Piracicaba;
- 21 de fevereiro, em Sorocaba, para a macrorregião de Sorocaba.
Cada encontro proporciona uma oportunidade para a troca de experiências e o fortalecimento da gestão na saúde pública.
